Blog

0 comments on “Acidente Mata Técnico em Refrigeração no Amapá”

Acidente Mata Técnico em Refrigeração no Amapá

No início desse mês, no dia 4, uma tragédia terminada em morte aconteceu no estado do Amapá, na região norte do país. A cidadezinha onde ocorreu o acidente fica a 302 km de distância da capital, Macapá.

O técnico em refrigeração Everaldo Ramos, de 49 anos, morreu após uma explosão de gás, enquanto realizava a recarga de gás de uma geladeira.

Everaldo Ramos, Vítima fatal do acidente. (Reprodução/Blog do Frio)

Conforme o seu colega de profissão, Rudinaldo Paes do Carmo, Everaldo utilizava uma ferramenta improvisada, que não possuía pressostato e que era bastante rudimentar, o que pode ter ocasionado a explosão.

Por volta das 16h30 da quinta-feira (4), Everaldo realizava a limpeza do tubo capilar de uma geladeira, em sua oficina, quando a explosão aconteceu. No momento do acidente, Everaldo estaria com o botijão entre as pernas.

Os estilhaços atingiram o rosto e a veia femoral do técnico, que perdeu muito sangue e não resistiu, morrendo no local.

Seu ajudante também sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital de Emergências de Macapá, após ter seus primeiros socorros prestados na Unidade Mista de Macapá.

Por isso, sempre preze pela segurança antes de instalar um ar-condicionado ou realizar manutenções.

Fontes

© 2019 Climatização Lumertz. Todos os Direitos Reservados.

Anúncios
0 comments on “Lei Federal Obriga Prédios a Possuírem PMOC”

Lei Federal Obriga Prédios a Possuírem PMOC

Sabemos que cada vez mais somos castigados com temperaturas extremas no verão. Isso acaba tornando a população ainda mais dependente do ar condicionado.

Pensando nisso, o Governo Federal sancionou uma Lei, de âmbito nacional, para tentar reduzir os danos causados à nossa saúde provenientes dos equipamentos de climatização em ambientes compartilhados.

Desde 4 de janeiro de 2018, uma Lei Federal prevê que prédios públicos e privados devem possuir um plano de manutenção para garantir a qualidade do ar.

Já falamos sobre esse assunto aqui, pois o plano de manutenção também é conhecido como PMOC. Clique aqui e leia mais sobre!

Desde o início do vigor da Lei, os prédios devem apresentar um esquema de monitoramento que teste a temperatura e a umidade adequadas, além da pureza do ar.

Sobre a Nova Lei

Muitas pessoas reclamam que começam a espirrar ou que ficam resfriadas – inclusive no verão – por trabalharem em ambientes com ar condicionado.

Na maioria dos casos, as empresas acabam exagerando na potência do aparelho, e isso acaba prejudicando a saúde de quem tem a imunidade mais debilitada.

Como falado anteriormente, é justamente para amenizar os impactos do ar condicionado na nossa saúde, que desde 4 de janeiro de 2018 está vigorando a Lei Federal 13.589/2018, que obriga prédios públicos e privados a seguirem um plano de manutenção desses equipamentos (PMOC).

Para o setor de refrigeração, a força de uma lei deve estimular que as empresas se preocupem mais com nossos pulmões e narizes, sob pena de multa.

– O valor a ser pago na primeira infração do prédio é em torno de R$30.000. Em caso de uma reincidência dessa violação sanitária, o valor dobra.

Carlos Trombini, membro do Comitê Nacional de Climatização

A Lei estabelece que, independentemente do tamanho da empresa, seja feita uma manutenção dos equipamentos de climatização num período mínimo de 30 dias.

E para que isso seja feito, os técnicos vão utilizar equipamentos como esses:


Acima, temos um medidor que verifica a quantidade de CO² no ar, a temperatura e a umidade.

E este mede a quantidade de partículas no ambiente.

No caso do gás carbônico, o famigerado CO², precisa estar abaixo de 1000 partículas por milhão. Já o nível de poeira aceitável pela nova lei deve estar abaixo de 80 microgramas por m³.

Em alguns casos, até um robozinho que já existe no mercado é usado para limpar as tubulações e alcançar até os cantinhos mais difíceis.

Dá uma olhada na quantidade de fungos e bactérias acumuladas nessa amostra de ar levada para análise em laboratório:

– A poeira pode entrar no sistema respiratório das pessoas causando problemas de renite, alergias, causando irritações aos olhos e à pele.

Leonardo Cozac, Engenheiro especialista em ar interno

Em uma empresa de Diadema, na Grande São Paulo, a nova norma já é cumprida. Eles já possuem um plano de manutenção para gerenciar 1500 m³ de ambiente climatizado.

A temperatura no verão está sempre entre 23º e 26ºC, como determina a nova regra.

– A sensibilidade de cada pessoa é bem diferente. Mas aí, com os ajustes de controle e a equipe de manutenção bem próxima desse pessoal que convive nesse ambiente, é possível realizar o ajuste adequado para que as pessoas se sintam bem dentro do local de trabalho ou convívio.

Itamar Lima, Coordenador de Manutenção da empresa

Fontes

©2019 Climatização Lumertz. Todos os Direitos Reservados.

0 comments on “Como Funciona a Tecnologia Ion Care?”

Como Funciona a Tecnologia Ion Care?

Se você já viu nosso artigo sobre o inovador ar condicionado com tecnologia Ion Care, talvez já saiba o que  isso significa. Mas, se ainda não leu nosso artigo e não sabe do que estamos falando, clique aqui.

O sistema Ion Care é uma tecnologia inovadora presente em alguns modelos de ar condicionado e será isso que você entenderá no artigo de hoje.

0 comments on “Mulheres na Climatização”

Mulheres na Climatização

Nós, técnicos, sabemos do quão árduo é o trabalho de um instalador de ar-condicionado, não é verdade? E, por conta de todo o esforço que é gasto nessa função, um serviço desses desempenhado por uma mulher é uma tarefa impossível, não é? Se você pensa assim, saiba que está errado!

2 comments on “3 Problemas que Podem Ser Evitados ao Fazer uma Manutenção Preventiva”

3 Problemas que Podem Ser Evitados ao Fazer uma Manutenção Preventiva

Quando você está em casa, utilizando o seu ar-condicionado, e percebe que o mesmo está precisando de um conserto, qual é a sua reação? Provavelmente é de frustração. Ainda mais se você pudesse ter evitado que isso acontecesse com uma simples ligação para um técnico.

Os serviços de manutenção preventiva que são oferecidos pelas empresas de climatização ajudam – e muito – a evitar esse tipo de dano, além de proteger o seu aparelho e torná-lo mais eficiente.

0 comments on “Samsung apresenta ar-condicionado ecologicamente correto na maior feira de climatização do mundo”

Samsung apresenta ar-condicionado ecologicamente correto na maior feira de climatização do mundo

Que a Samsung é uma das empresas que mais se preocupa em inovar, nós já sabemos. O que foi novidade foi a sua participação na maior feira de climatização do mundo, que ocorreu na Itália, mais precisamente na cidade de Milão, entre os dias 13 e 16 de março. A feira se chama Mostra Convego Expocomfort 2018 (MCE) e está na quadragésima-primeira edição.

Mesmo sendo tão nova, a MCE já conta com 2000 empresas expositoras e cerca de 160.000 visitações de pessoas dos mais diversos continentes do planeta. Com tanto mercado em potencial, a Samsung aproveitou para se consolidar e tentar liderar o mercado europeu, um dos mais relevantes do mundo.

0 comments on “Para que serve o Filtro no Ar-condicionado?”

Para que serve o Filtro no Ar-condicionado?

Essa pergunta é fácil de responder. Ele é responsável por remover detritos, como a poeira e a fumaça, do ambiente que está sendo climatizado. É considerado um dos componentes mais importantes em um sistema de ar condicionado e, por isso, devemos ter atenção redobrada no cuidado com ele.

2 comments on “Dicas Para Limpeza do Split”

Dicas Para Limpeza do Split

Se você tem um ar-condicionado do tipo split, então precisa dessas dicas valiosas. Daremos algumas dicas para a realização da limpeza do aparelho.

Para evitar danos ao seu aparelho, destacamos abaixo de cada título se o procedimento informado na seção pode ser realizado pelo usuário ou somente por um profissional. Agora, vamos começar?

0 comments on “Como Saber Quando Devo Trocar o Filtro de Ar?”

Como Saber Quando Devo Trocar o Filtro de Ar?

Já sabemos que o filtro de ar desenvolve uma função muito importante em nossos aparelhos no que diz respeito à qualidade do ar e à saúde dos usuários expostos ao ambiente climatizado. O filtro mantém, além disso, o correto funcionamento do sistema.

Quando deixamos o filtro sujo ou desgastado pelo tempo, acabamos impedindo o fluxo de ar, fazendo com que o sistema force o compressor, reduzindo o rendimento do aparelho e gastando mais energia.

0 comments on “Dica de Curso: XXII Programa SMACNA de Educação Continuada em Tratamento de Ar em São Paulo/SP”

Dica de Curso: XXII Programa SMACNA de Educação Continuada em Tratamento de Ar em São Paulo/SP

Já estão abertas as inscrições para mais um curso oferecido pela ABRAVA em parceria com SMACNA, o XXII Programa SMACNA de Educação Continuada em Tratamento do Ar, edição 2018.

Para quem não sabe, a ABRAVA é o órgão que fiscaliza e regulamenta as atividades profissionais relacionadas a climatização e a refrigeração. ABRAVA é o acrônimo de Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.