Quando você está em casa, utilizando o seu ar-condicionado, e percebe que o mesmo está precisando de um conserto, qual é a sua reação? Provavelmente é de frustração. Ainda mais se você pudesse ter evitado que isso acontecesse com uma simples ligação para um técnico.

Os serviços de manutenção preventiva que são oferecidos pelas empresas de climatização ajudam – e muito – a evitar esse tipo de dano, além de proteger o seu aparelho e torná-lo mais eficiente.

Infelizmente, algumas pessoas acabam não percebendo o quanto esses serviços são valiosos até precisar de um reparo súbito. Evite que uma pane pegue-o desprevenido e agende uma manutenção preventiva. Tendo essa atitude, com certeza você evitará diversos problemas que possam surgir.

Dentre os mais comuns, separamos três problemas que podem ser evitados com uma manutenção preventiva:

1. Vazamentos

gota_dagua

Em muitos casos, as pessoas acreditam que estão com vazamento no sistema hidráulico, chegando, muitas vezes, a ligar para a companhia de água acusando o contador de apresentar defeito, o que nem sempre é verdade. Muitas vezes, o vazamento e o aumento na conta de água podem estar se originando do seu ar-condicionado.

Isso mesmo! O seu aparelho pode ser o vilão dessa história e, obviamente, isso poderia ser evitado em uma manutenção preventiva.

marketing_treinatecBH

Dependendo da posição em que a unidade interna e o dreno estão colocados, podem surgir vazamentos que, além de danificar a parede, ainda podem estragar armários e outros móveis importantes da casa. Imagine ter que gastar, além do reparo, com o conserto de móveis e eletrodomésticos que molharam devido a instalação incorreta do seu aparelho.

Condensação é o processo realizado pelo aparelho em separar a umidade do ar e transformá-la em líquido. Este líquido, por sua vez, deve escoar pelo dreno para o ambiente externo.

A condensação é realizada na unidade interna do seu aparelho e expelida pela unidade externa por um dreno, que é uma espécie de “calha” que escoa a água do seu ar-condicionado.

Quando o dreno entope, seja por detritos ou por enforcamento, essa água não tem para onde escoar e acaba voltando para a unidade interna, o que origina o vazamento.

2. Unidade Condensadora Congelada

serpenrtina_congelada.jpg

A unidade condensadora é a unidade externa e, muitas vezes, achamos que o congelamento da serpentina nessa unidade é normal, já que o ar-condicionado está resfriando o ambiente. Pois saiba que não é!

Na verdade, isso é bem preocupante. Como o gás refrigerante que fica dentro do ar-condicionado move o calor para fora do ambiente, ele resfria a serpentina que resfria o ar. No entanto, ela não deve congelar, senão isso impedirá que o refrigerante continue removendo o calor do ar. Resultado: uma baixa eficiência e aumento no consumo da energia.

A serpentina congelada pode ser um grande problema. Serpentinas congeladas são prejudiciais e os problemas podem ser permanentes. Você pode acabar não sentindo a eficiência do seu aparelho. No entanto, durante uma inspeção do seu sistema antes da alta temporada, um técnico pode encontrar a raiz do problema e recomendar reparos para qualquer um dos problemas a seguir.

  • Pouco gás refrigerante
  • Filtro de ar sujo (impedindo que o ar quente atinja a serpentina)
  • Problemas com o motor do ventilador

Desgaste rápido e gotejamento

ar_condicionado_pingando

Esta é de uma abrangência mais geral, mas é algo que vale a pena mencionar. Um alto uso do seu aparelho de ar condicionado e gotejamento significam que todo o seu sistema estará se desgastando mais cedo.

As peças podem precisar de substituição com mais frequência e você pode estar gastando mais dinheiro do que gastaria com manutenções de rotina. Os componentes de um sistema de ar condicionado não duram para sempre, mas você pode reduzir o tempo gasto com atenção preventiva.

Durante uma visita de manutenção, um técnico pode fazer pequenos ajustes no seu sistema. Dessa forma, o seu aparelho pode funcionar mais eficientemente e apresentar menor incidência de problemas durante o ano.

A economia que você faz realizando as manutenções preventivas, em longo prazo, geralmente compensa o custo com reparos que você faria se não prestasse atenção no seu aparelho.


Esperamos que tenha gostado da nossa dica de hoje. Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário! Nos vemos na próxima!

Nossas Fontes:

http://www.airconditioningexperts.net/blog/3-ac-repairs-maintenance/

Imagens:

© 2018. Todos os direitos reservados.

Anúncios

2 comentários

  1. Bom dia.
    Unidade evaporadora é unidade interna e não externa.
    Referente ao texto acima.

    “A unidade evaporadora é a unidade externa e, muitas vezes, achamos que o congelamento da serpentina nessa unidade é normal, já que o ar-condicionado está resfriando o ambiente. Pois saiba que não é normal!”

    Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s