Essa pergunta é fácil de responder. Ele é responsável por remover detritos, como a poeira e a fumaça, do ambiente que está sendo climatizado. É considerado um dos componentes mais importantes em um sistema de ar condicionado e, por isso, devemos ter atenção redobrada no cuidado com ele.

Quando falamos do ar-condicionado do tipo janela, podemos encontrar filtros de nylon, aço ou alumínio. Já nos aparelhos split, podemos encontrar os filtros Hepa ou de Carvão Ativo, dependendo do modelo. Nos aparelhos de uso comercial e industrial, encontramos apenas o filtro de nylon.

A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, prevê algumas exigências que devem ser respeitadas pelos fabricantes no que diz respeito à filtragem do ar. Essas obrigações estão dispostas na norma ABNT 16401/2008.

Tipos de Filtros

Vamos citar os tipos de filtro comumente encontrados em sistemas de ar condicionado residenciais e comerciais de pequeno porte. Além desses, existem alguns filtros que são específicos para os modelos de determinados fabricantes, mas que não há relevância de destaque aqui.

Filtros de nylon

Esse filtro é o mais encontrado nos aparelhos de ar condicionado devido a abundância da matéria-prima empregada e do valor da mesma.

Alguns aparelhos podem conter apenas esse tipo de filtro ou utilizá-lo em conjunto com outros. Quando possuem outros sistemas para filtragem do ar, acabam utilizam o filtro de nylon apenas como complemento.

A lavagem desse tipo de filtro pode ser feita pelo usuário com a ajuda de água e sabão neutro. Além disso, esse filtro pode durar por anos, se bem cuidado. Isso o torna o melhor no quesito custo-benefício.

Filtros de malha de fio metálico

Esses modelos são muito encontrados em aparelhos do tipo janela, mas podem ser encontrados também em outros tipos de ar-condicionado.

Esse filtro, assim como o anterior, pode ser lavado pelo usuário com água e sabão neutro, mas é muito importante que o mesmo esteja totalmente seco quando for recolocado para evitar que o ar-condicionado queime.

Filtros Hepa

São os mais eficientes do mercado. Sua eficiência é de 99,97% – no mínimo. Esse tipo é um pouco mais caro que os outros, mas sua eficiência é muito alta e, por isso, é o mais recomendado para quem preza pela saúde acima de qualquer economia financeira. Outros produtos, como o aspirador de pó, também o utilizam.

Este tipo de filtro pode ser lavado normalmente, assim como os outros.

Filtros de Carvão Ativo

Apesar do filtro Hepa ser eficiente, ainda existem alguns detritos que não podem ser filtrados pelo mesmo. É nesses casos que o filtro de carvão ativo entra. Esse filtro é capaz de filtrar odores fortes impregnantes, como o de cigarro, de gorduras e até mesmo de fluídos corporais.

É construído em chapa de aço galvanizado com um módulo de carvão ativo para filtragem do ar. Diferente de todos os outros modelos anteriores, este filtro não pode ser limpo e é descartável.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos lhe ajudar. Nos vemos na próxima!


Nossas fontes:

Licença Creative Commons
O trabalho Para que serve o Filtro no Ar-condicionado? de Rafael Lumertz está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.webarcondicionado.com.br/o-papel-dos-filtros-no-ar-condicionado.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s