Já sabemos que o filtro de ar desenvolve uma função muito importante em nossos aparelhos no que diz respeito à qualidade do ar e à saúde dos usuários expostos ao ambiente climatizado. O filtro mantém, além disso, o correto funcionamento do sistema.

Quando deixamos o filtro sujo ou desgastado pelo tempo, acabamos impedindo o fluxo de ar, fazendo com que o sistema force o compressor, reduzindo o rendimento do aparelho e gastando mais energia.

Já falamos aqui dos fungos e bactérias que podem residir em nossos aparelhos de ar condicionado. Um dos lugares onde mais encontramos essas criaturas é no filtro de ar, já que este funciona como uma barreira de proteção do sistema.

virus-e-bacterias

Se você perceber cheiro ruim ao ligar o aparelho, cheiro de mofo, crises alérgicas em pessoas com problemas respiratórios ou rendimento menor que o comum, é provável que o seu filtro esteja precisando de limpeza.

Qual o momento correto para troca do filtro?

Primeiramente, devemos ter em mente dois fatores que irão determinar a hora de trocar o filtro. O primeiro é a frequência de uso do aparelho e a quantidade de pessoas que utiliza o ambiente. O segundo é o tipo de local onde está instalado e o nível de poluição do mesmo.

treinatec_798x90_blackfriday

Tendo as respostas dessas perguntas, podemos seguir adiante e descobrir o momento da substituição. Para isso, retire o filtro da evaporadora, lave-o e analise a situação. Quando um filtro está em boas condições, ele deve voltar à sua cor original logo após a lavagem. Quanto mais escurecidas forem as manchas, maior a necessidade da troca.

Alguns aparelhos que te avisam quando trocar o filtro

Você sabia que alguns fabricantes já desenvolveram uma funcionalidade que te ajuda a manter o filtro em bom estado? Além de avisar o usuário de que está na hora de realizar a limpeza, ainda avisa quando deve ser realizada a substituição por um novo.

Mas, obviamente, o aparelho pode cometer alguns erros. Por isso, recomendamos que você mesmo realize a inspeção periódica para evitar problemas no funcionamento do sistema ou um ar de baixa qualidade em sua casa. Sempre que tiver dúvidas sobre quando realizar a troca do filtro, consulte um profissional.

virus

Para você ter uma ideia, colocamos o período médio de troca do filtro de algumas situações. A lista foi desenvolvida pelo site Web Ar Condicionado:

  • Casa de veraneio, utilizando o ar somente em altas temporadas: trocar uma vez por ano.
  • Casa com duas pessoas e nenhum animal, aparelho com pouco uso: trocar em, no mínimo, 6 meses e, no máximo, 12.
  • Casa com animal de estimação que permanece dentro de casa: trocar em 6 meses.
  • Casa com animal de estimação e pessoas com problemas respiratórios: trocar a cada 4 meses.

Se o ambiente for muito poluído, a frequência deve ser maior.

Esperamos que tenhamos tirado suas dúvidas. Se ainda permanecer com alguma, deixe seu comentário ou envie-nos uma mensagem.


Nossas Fontes:

Licença Creative Commons
Como Saber Quando Devo Trocar o Filtro de Ar? de Esdras Nunes está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.webarcondicionado.com.br/filtros-do-ar-condicionado-saiba-como-identificar-se-esta-na-hora-de-trocar.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s