Confira algumas dicas que podem te ajudar a garantir que sua casa não seja infectada com um ar de baixa qualidade.

Durante o ardor de um dia de verão, o ar condicionado acaba desempenhando um papel muito maior do que simplesmente mantê-lo refrescado dentro de casa; ele também pode te ajudar a prevenir doenças graves, como a insolação, além de filtrar poluentes e agentes alérgicos provenientes do ambiente externo.

Os aparelhos de ar condicionado podem ser peça fundamental para pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas, por exemplo. Ambientes com ar quente ou muito úmido podem fazer essas pessoas se esforçarem mais para respirar, conforme o dr. Norman Edelman, consultor sênior da American Lung Association. Por isso, um ambiente com uma temperatura mais amena pode ser de grande valor.

Todavia, aparelhos sem os devidos cuidados podem ser causadores de problemas de saúde, especialmente quando o mofo começa a crescer dentro deles. Ali, em um ambiente fresco e saudável, é o cenário ideal para que os fungos se proliferem.

O mofo que encontra uma maneira de se instalar em sua casa pode trazer doenças como irritação da garganta, resfriado ou congestão nasal, entre outras doenças respiratórias conhecidas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o CDC.

Viver com um ar-condicionado mofado “aumentaria suas chances de ter uma  infecção respiratória” , diz Mark Mendell, PhD do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, que estudou os efeitos dos sistemas de ventilação sobre a saúde.

Ligue os pontos

Chris Regan, líder sênior do setor de testes do Laboratório de Ar Condicionado do site Consumer Reports afirma que o mofo pode aparecer, no início, nas paredes internas dos aparelhos de ar-condicionado como uma bola de poeira minúscula com manchas pretas.

Essas manchas podem te ajudar a identificar quando o mofo estiver escondido dentro do seu aparelho. Limpar o filtro é um bom começo, apesar de ser apenas uma solução parcial. Mas para uma limpeza completa, é preciso uma higienização realizada por profissionais.

Verifique o ângulo

Certifique-se de que o seu ACJ não esteja inclinado para o interior da sua casa. Ele deve ser inclinado levemente para o lado de fora, diz Regan. Quando ele fica inclinado do jeito errado, a chuva pode acabar entrando e causar, com o tempo, um acúmulo de umidade, o que é ideal para proliferação de mofo.

Mantenha seu portátil drenado

Se você estiver usando um ar-condicionado portátil, é provável que tenha, no painel, um led que indique quando o reservatório de água precisa ser drenado. Quando ver esse led aceso, abra a bandeja de drenagem – geralmente localizada na parte inferior da unidade – e drene a água em uma banheira ou área externa, diz Regan. A água parada pode “atrair todos os tipos de mofo”, diz Edelman.

Durante a baixa temporada, armazene a unidade drenada com a tampa aberta, para que possa escoar.

Evite o ar com baixa qualidade

virus

Evite comprar um ACJ com ventilação externa – uma pequena abertura que permite receber o ar externo, especialmente se a qualidade do ar de onde você mora é baixa. Você já sabe que as partículas que saem do escapamento do seu carro podem ser prejudiciais. Assim como elas, a ventilação do seu ar-condicionado também pode deixar pólen e outros agentes alérgicos espalhados. Felizmente, a maioria dos aparelhos vendidos no Brasil não possui a ventilação externa. Geralmente, os aparelhos fazem apenas uma circulação do ar do próprio ambiente climatizado.

Você também deve garantir que as laterais do ar condicionado estejam bem vedadas para evitar que o ar poluído de fora invada o ambiente. Como proteção extra, use as tiras de espuma que acompanham a maioria dos aparelhos de ar condicionado e coloque-os na parte superior e inferior do ar-condicionado quando estiver instalando para criar uma vedação mais eficaz.

Evite mudanças bruscas de temperatura

virus-e-bacteriasSe você tem asma, pode ter problemas respiratórios se respirar um ar muito frio depois de vir do calor. As pessoas mais velhas muitas vezes têm dificuldade com mudanças extremas de temperatura, de acordo com o CDC.

Evite essas mudanças súbitas de temperatura quando você volta para dentro de casa durante o verão, sugere Edelman. E se você sofre de uma condição respiratória, tente evitar ir diretamente do ar muito frio para um ar muito quente.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas de hoje. Caso tenha alguma dúvida, não esqueça de deixar um comentário.


Nossas fontes

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s