O compressor é uma das peças mais importantes para o funcionamento de qualquer aparelho de climatização ou refrigeração. Por isso, devemos nos atentar a qualquer indício de irregularidade no mesmo. Mas, como podemos identificar problemas no compressor? 

Já falamos aqui no blog sobre um assunto parecido, explicando os principais motivos de falhas nos compressores. Caso ainda não tenha visto, clique aqui.

O compressor é a peça mais importante do ar-condicionado: sua função é manter o gás refrigerante circulando pelas tubulações e, consequentemente, gelar o ambiente. Essa função também se aplica aos refrigeradores, freezers e praticamente todos os equipamentos de refrigeração e climatização.

No caso do ar-condicionado, o compressor fica localizado na condensadora, ou melhor dizendo, na unidade externa. Por esse motivo é que fica mais difícil para o usuário conseguir identificar os problemas, quando estes surgem. Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar:

AMVO_mark

  • A evaporadora não gela o ambiente;
  • A evaporadora só libera ar quente;
  • A parte externa está mais barulhenta que o normal;
  • A conta de luz fica mais cara devido o uso do ar-condicionado;
  • Entre outros.

Muitos técnicos acreditam que quando o ar-condicionado não gela mais é porque há a necessidade da troca do gás. Isso está correto, mas incompleto. Nem sempre o motivo será esse. Saiba que o excesso ou a falta de gás, se não forem identificados em seguida, podem danificar o compressor. E, nesses casos, apenas repor o gás não adianta.

Identificando problemas no compressor

Antes de mais nada, é importante ressaltar que mesmo que o problema pareça ser evidentemente no compressor, é preciso realizar alguns testes antes de dar o veredicto final. Vejamos quais são esses testes.

Primeiro, verifique a capacitância, que não pode estar abaixo da nominal. Depois, realize os testes de tensão e corrente com seu multímetro ou alicate de amperímetro.

Se estiver tudo certo, mas a tensão do aparelho estiver menor que o padrão do local (110V ou 220V) ou a corrente maior que a nominal, então o problema é mesmo no compressor.

E aí, achou que faltou alguma coisa? Então deixe sua dúvida nos comentários ou nos envie uma mensagem.


Nossas Fontes:

Licença Creative Commons
“Dicas Para Descobrir Problemas no Compressor” de Rafael Lumertz está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.webarcondicionado.com.br/como-descobrir-se-o-compressor-do-ar-condicionado-esta-com-problemas.

Anúncios

um comentário

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s