Você conhece o termo “O barato sai caro”? Pois bem, esse ditado pode ser aplicado em diversos aspectos de nossas vidas e um deles, com certeza, é o ar-condicionado.

Digo isso porque, em alguns casos, o instalador acaba não dando a devida atenção para o suporte, utilizando um produto de baixa qualidade ou inadequado para o local de instalação, apenas por ser mais barato.

asbrav-logo

Essa situação tem preocupado a ASBRAV (Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), que tem alertado a imprensa nos últimos anos sobre o assunto.

Conforme o diretor técnico da ASBRAV,

“É preciso ter um controle muito rígido da resistência física e química dos suportes para eliminar os riscos de acidentes. É importante verificar se os equipamentos disponíveis no mercado possuem certificação do INMETRO, pois só assim irão garantir tranquilidade aos consumidores que, em sua maioria, não possuem nenhum conhecimento técnico e levam em conta apenas o baixo orçamento como critério para aquisição de um aparelho novo.”

– Ricardo Albert, diretor técnico da ASBRAV

Mas não são apenas os instaladores de ar que estão barateando os custos, não. Saiba que muitos fabricantes de suportes estão abrindo mão da qualidade para conseguir baixar o valor de seus produtos e manter o mercado.

Isso se deve, basicamente, pela crise que vem atingindo o país e, consequentemente, a baixa na procura de aparelhos novos.

O que a ASBRAV propõe como solução?

[imagem: exclamação] Conforme comunicado enviado à imprensa, a ASBRAV reconhece a necessidade de uma fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. E isso falando à respeito exclusivamente dos suportes para ar-condicionado.

treinatec_798x90

A ASBRAV destacou, ainda, a necessidade de testes rigorosos referentes à expectativa de tempo de vida e de pesagem máxima, entre outros fatores de risco.

Para a associação, é importante que os fabricantes invistam em matérias-primas de qualidade para que seus produtos sejam resistentes à variações de temperatura e peso.

O perigo sobre nossas cabeças

Vale ressaltar que o risco de acidentes, muitas vezes fatais, é grande quando pensamos na quantidade de aparelhos instalados em andares superiores de grandes edifícios.

Para você ter uma ideia, basta olhar para cima enquanto estiver andando pelo centro de sua cidade para imaginar o estrago que um aparelho desses poderia fazer se caísse no chão.

Além disso, recomendamos que você escolha o suporte adequado ao local de instalação. Caso você não saiba qual tipo de suporte escolher, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar! Veja nossa matéria sobre os tipos de suporte clicando aqui.

Por hoje é só. Se quiser tirar mais alguma dúvida, deixe seu comentário ou nos envie sua mensagem.

Até mais!


Nossas fontes:

Licença Creative Commons
“ASBRAV Alerta da Importância de um Suporte de Qualidade” de Rafael Lumertz está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://blogdofrio.com.br/alerta-asbrav-qualidade-suporte-ar-condicionado/.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s