Sabe aquelas noites insuportáveis de calor que fazem com que não consigamos dormir direito? Pois é! É melhor ir se preparando, pois estamos chegando na época mais quente do ano já a partir desse mês.

Para alguns, a solução é dormir em um ambiente climatizado com ar condicionado. Mas será que dormir em um ambiente nessas condições é totalmente saudável para o nosso organismo? Confira o que dizem os especialistas no artigo de hoje.

No Japão, sob o comando do professor Kazuyo Tsuzuki, cientistas descobriram – através de suas pesquisas – que, quando somos expostos a correntes de ar frio, mesmo que praticamente imperceptíveis, perdemos a qualidade do sono.

O estudo foi capaz de detectar que mesmo com o conforto térmico proporcionado pelos aparelhos de ar condicionado, ainda há um impacto involuntário negativo sobre o sono.

Para a pesquisa, a equipe de Kazuyo colocou homens saudáveis em dois quartos distintos sob a mesma temperatura, mas com aparelhos de ar condicionado ajustados com a ventilação em velocidades diferentes.

Em comparação, foi possível constatar que os voluntários que estavam no quarto com menor ventilação conseguiram aproveitar melhor o sono.

Os dados foram extraídos por eletroencefalograma, para os detalhes técnicos – como nível do sono, batimentos, nível de relaxamento – e pelos relatos dos voluntários – como descrição da experiência de cada um.

Problemas respiratórios

Além disso, a revista Saúde Abril publicou uma matéria há um ano sobre o assunto, respondendo algumas dúvidas sobre o uso do ar-condicionado enquanto dormimos.

tosse
Cuidado! Ar condicionado muito frio pode agravar doenças respiratórias. (Fonte: Jornal Folha do Sul/Reprodução)

A matéria fala, basicamente, do ar seco que é proporcionado pelo ar-condicionado, uma vez que o mesmo remove a umidade do ar para refrigerar o ambiente. Isso faz com que a umidade relativa do ar caia drasticamente, se ligado por muitas horas seguidas, ocasionando alguns ataques nos mais sensíveis às doenças respiratórias.

Além disso, o ar-condicionado pode espalhar sujeiras pelo ambiente se não estiver devidamente limpo. Por isso, é importante que o mesmo seja higienizado regularmente pelo usuário e, pelo menos, uma vez ao ano por um técnico, evitando o acúmulo dessas impurezas.

O vírus da gripe, assim como tantos outros, adora ambientes frios e limpos para se proliferar, o que acaba ocasionando a Síndrome do Edifício Doente.

virus-e-bacterias

  • Veja nossa matéria sobre o que é a Síndrome do Edifício Doente clicando aqui

Para pessoas que têm doenças alérgicas, o alergologista João Negreiros Tebyriçá, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia explica que

“Os alérgicos apresentam uma sensibilidade maior no nariz e nos brônquios mesmo quando a mudança não é tão brusca. Somando isso à baixa umidade, os ataques aparecem!”

– Tebyriçá, alergologista

Prevenção

Como vimos, o estudo mostrou que dormir com o ar-condicionado ligado não é prejudicial, mas sim o uso em uma potência muito alta e com a ventilação muito forte e diretamente voltada para o usuário.

Por isso, evite dormir com o aparelho ligado a temperaturas muito baixas ou com ventilação muito forte. Além disso, não durma diretamente de frente para a saída de ar.

Até a próxima dica!

Nossas fontes:

Licença Creative Commons
“Ar-condicionado Interfere na Qualidade do Seu Sono?” de Esdras Nunes está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://blogdofrio.com.br/velocidade-fluxo-ar-condicionado-afeta-sono/. 

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s