A falta de manutenção pode acarretar no baixo rendimento do seu aparelho de ar condicionado.

Obviamente, notamos que nos dias mais quentes, nosso aparelho de ar condicionado está se esforçando mais para manter o ambiente resfriado. E isso nem é culpa do equipamento. Uma manutenção mal feita pode comprometer todo o funcionamento, além de fazer você gastar em dobro correndo atrás de um técnico. Por isso, hoje o blog Climatização Lumertz trouxe para você alguns motivos para que o seu ar-condicionado não esteja funcionando tão bem, baseado nos especialistas da Consumer Reports.

Seu filtro está sujo

Um filtro entupido restringe o fluxo do ar pela unidade, fazendo com que diminua sua eficiência e a capacidade de arrefecer o ar. Se você não limpa o filtro do ar-condicionado que está instalado no seu quarto há muito tempo, faça isso imediatamente. Os filtros de ar das evaporadoras devem ser limpos pelo menos uma vez por mês, principalmente se o seu aparelho estiver constantemente ligado ou se você tiver animais de estimação.

O ar quente está vazando

Verifique as vedações em volta do seu aparelho para certificar-se de que o ar quente não esteja entrando ou que o ar frio não esteja saindo. Em caso afirmativo, refaça as vedações através de um técnico.

A TV está muito perto do ar-condicionado

Evite colocar lâmpadas ou aparelhos de TV muito perto de sua evaporadora (unidade interna). O termostato detecta o calor desses aparelhos, o que pode fazer com que o ar-condicionado trabalhe mais do que o necessário.

wpCurso2

Os registros estão sujos ou bloqueados

Se você tem um sistema de ar condicionado reverso, aspire regularmente os registros para remover qualquer acúmulo de poeira. Certifique-se de que móveis e outros objetos não estejam bloqueando o fluxo de ar através de seus registros.

O termostato está na configuração errada

Se você tem um termostato programável, certifique-se de programá-lo para que sua casa esteja a uma temperatura confortável quando estiver lá e um pouco maior quando não estiver. E tenha em mente que, para cada grau de temperatura que você aumenta, economiza 5% em seus custos com ar condicionado.

Os aparelhos do tipo janela, obviamente, não oferecem o controle total que um split pode oferecer. Se você estiver dependendo de uma unidade de janela para esfriar um grande espaço, terá que experimentar a configuração do termostato, pois a temperatura irá variar dependendo de onde você estiver na sala.

Está muito ensolarado dentro do ambiente

Se a condensadora (unidade externa) estiver instalada em uma parede com muita incidência de sol, terá que trabalhar mais para esfriar o espaço climatizado. Da mesma forma, se o termostato da sua evaporadora estiver em um local ensolarado, ele registrará a temperatura errada. Sua melhor aposta é manter as cortinas fechadas durante todo o dia durante o calor do verão.

As plantas estão obstruindo o compressor

O compressor externo da condensadora precisa de um fluxo de ar adequado para funcionar corretamente, portanto, certifique-se de que haja pelo menos de 30cm a 60cm de espaço entre a unidade e quaisquer plantas ou estruturas. Também deve haver 1m50cm de folga entre o topo da unidade e quaisquer árvores acima.

Você esqueceu de alguma manutenção anual

Uma inspeção por um técnico especializado pode captar todos os problemas sérios antes de piorarem e deixá-lo quente e incomodado no pico do verão. O técnico verificará todas as partes móveis, bem como o refrigerante e recarregará o sistema, se necessário. Mas, é melhor chamá-lo no inverno para essa manutenção, pois a procura por esses técnicos cai consideravelmente.


Esperamos que tenhamos conseguido lhes ajudar a verificar as causas de falhas no aparelho de ar condicionado. Mas, se você ficou com dúvidas, não esqueça de deixar o comentário para respondermos.

Licença Creative Commons
As 8 Principais Causas de Problemas no Ar-Condicionado de Rafael Lumertz está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.consumerreports.org/air-conditioners/troubleshooting-air-conditioner-problems/.

Anúncios

um comentário

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s