À medida que o calor aumenta, mais a temperatura do termostato diminui como uma forma de compensação. Mas, não falando somente do conforto térmico, temos que nos preocupar, também, com os gastos. Afinal de contas, a medida que colocamos o ar-condicionado a operar em temperaturas menores, maior é o esforço do compressor e, por consequência, mais gastos no final do mês.

Sendo assim, qual seria a configuração ideal de temperatura de seu ar-condicionado, de modo que atenda ao conforto térmico e à economia, simultaneamente? Acredite, há uma solução para isso.

A Energy Star, que é a empresa responsável pelos padrões americanos de consumo (semelhante a nossa querida ANEEL), o ideal é que você coloque o seu aparelho a funcionar em 25ºC dentro de casa quando está acordado. Além disso, a Energy Star recomenda:

  • 25ºC quando estiver em casa acordado;
  • 29ºC quando estiver em ambiente de trabalho ou fora de casa;
  • 27ºC quando estiver dormindo.

Pessoas que são mais tolerantes a temperaturas altas podem tentar elevar um pouco essas temperaturas. Quanto maior a temperatura, menor será o gasto do compressor. Cada grau que você aumenta indica uma economia de 3% nos gastos com ar-condicionado.

Por outro lado, se você acha que a temperatura ideal está muito quente, sugerimos que reduza gradativamente um grau de cada vez.

Se você utilizar um ventilador com o ar ligado, por exemplo, isso causará um efeito de arrefecimento que otimizará a temperatura, aumentando o conforto térmico.

Ideias de Bem-Estar

Se você mora em regiões de temperaturas mais moderadas, talvez não precise utilizar o ar-condicionado enquanto dorme. E ainda mais, você pode aproveitar as noites mais frias para manter as janelas abertas durante o sono. Em dias quentes, recomendamos que feche as janelas e as cortinas enquanto estiver ensolarado lá fora, evitando que o calor penetre pelo vidro e aqueça o ambiente.

ACJ

Para usuários que possuem um ar-condicionado do tipo janela, alcançar a temperatura ideal é uma tarefa um pouquinho mais complicada. Como o termostato fica na própria unidade, ele registra a temperatura naquela parte da sala e pode não fornecer um dado preciso.

Em outras palavras, atingir o conforto térmico é uma tarefa que exige um pouco mais. Para que você consiga definir a temperatura há 25ºC, ligue o ar-condicionado pelo menos meia hora antes.

Como vencer o calor

Independentemente do tipo de ar-condicionado que você possui, é mais fácil manter uma temperatura confortável se você conseguir evitar o calor que entra em casa. As fontes de calor indesejáveis são o calor que se infiltra do exterior, o desperdício do calor que é liberado por eletroeletrônicos e o calor da luz solar que reflete das janelas.


Esperamos que tenha gostado de nossas dicas! Nos encontramos na segunda-feira.

Licença Creative CommonsO trabalho Dicas para manter a temperatura ideal do ar-condicionado de Rafael Lumertz está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consumerreports.org/air-conditioners/best-setting-for-central-air-conditioning/.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s