Hoje vamos apresentar para você, técnico, dicas importantes para ajudá-lo a decidir o local mais apropriado para instalar o ar-condicionado.

E como primeira lei, temos que ter em mente que o local escolhido pelo usuário nem sempre é o local ideal e que devemos explicá-lo o porquê dessa inviabilidade.

Escolhendo um local para a evaporadora

Na unidade evaporadora, assim como na condensadora, devemos nos atentar a pontos muito importantes.

O primeiro deles é certificar-se de que haverá espaço suficiente para realizar futuras manutenções, quando estas ocorrerem. Além disso, não devemos instalar o ar-condicionado onde interfira em outras instalações, como elétrica, hidráulica ou de gás, por exemplo.

A tubulação não deve ser excessivamente longa, por isso a distância entre a evaporadora e a condensadora deve ser respeitada. Para informações precisas sobre distâncias, é necessário consultar o manual de instruções do aparelho.

 O local escolhido para a evaporadora deve aguentar o peso da mesma. Parece óbvio, mas muitos instaladores colocam a unidade interna em paredes de gesso, por exemplo, que acabam não suportando o peso e causando acidentes com a queda do aparelho. Lembre-se que o ar-condicionado vibra e a parede onde a instalação for realizada deve suportar essa vibração.

Escolha uma parede em que seja possível instalar todos os itens: tubulações do dreno, tubulação do fluído e a fiação.

O local selecionado deve ter grande fluxo de ar, já que esse é o “combustível” do condicionador de ar.

Instale a evaporadora há, pelo menos, 1 metro de distância de lâmpadas fluorescentes e outros aparelhos eletrônicas para evitar interferências no controle remoto.

Escolhendo um local para a condensadora

Antes de identificar o local ideal para instalar a condensadora, devemos verificar como é o ambiente externo. Por se tratar de um equipamento eletrônico, alguns fatores acabam prejudicando o seu funcionamento ou reduzindo sua vida útil.

midia_instal_split_banner_307x307

As situações que se encaixam nesse exemplo são as casas de praia, devido a maresia, ou as casas expostas a gases e combustíveis. Mas, obviamente, você poderá encontrar muitas outras condições adversas. Caberá a você identificá-las. Após identificá-las, você deve proteger, na medida do possível, a condensadora.

Evite locais com pouca ou nenhuma ventilação como, por exemplo, a lavanderia do apartamento. Como sabemos, o condicionador de ar funciona basicamente do ar externo e interno sendo alternados; por isso a preocupação com a ventilação.

Verifique sempre se o comprimento máximo da tubulação está sendo respeitado. Em caso de dúvidas, consulte o manual do aparelho.

Ao realizar a instalação, deixe um espaço para acesso quando este necessitar de manutenções futuramente.

O local instalado deve suportar o peso e a vibração do aparelho, assim como na evaporadora. A questão é que a condensadora vibra muito mais que a evaporadora, além de ser mais pesada. Por isso, atenção!

Deve ser possível a entrada de ar externo e a saída do ar insuflado, de modo que um não atrapalhe na circulação do outro.

Escolha um local apropriado para a saída de água, para que os pingos não acabem sendo mais uma dor de cabeça.

Não tranque o caminho com o aparelho.


Isso é tudo, pessoal. Esperamos que tenha gostado das dicas de hoje. Quando precisar, deixe um comentário ou fale conosco.

Licença Creative Commons
Qual é o lugar ideal para instalar o ar-condicionado? de Rafael Lumertz está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/onde-instalar-unidade-interna-externa.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s