Durante o verão, conforme o calor vai passando dias e dias a fio, muitas pessoas acabam achando que o aparelho de ar condicionado está perdendo força. Pode ser que você tenha-o instalado incorretamente e agora esteja sentindo as consequências disso. Ou talvez, algumas manutenções preventivas perdidas estejam na hora de ser efetuadas.

Em um vídeo disponibilizado pelo site Consumer Reports, em inglês, é possível conferir um tutorial para conservar o seu aparelho de ar condicionado baseado em diversos testes efetuados em 29 marcas diferentes. Explicaremos aqui, o tutorial apresentado no vídeo.

Passo 1: Verifique o posicionamento

Para os usuários de primeira viagem, é melhor evitar colocar o ar-condicionado em uma parede que possui exposição direta de sol, pois dessa forma os raios irão forçá-lo a trabalhar mais.

rosa-dos-ventos.png

As paredes voltadas para o norte ou para o sul geralmente recebem menos incidência de sol e, por isso, podem ser uma boa escolha. Se isso não for possível, escolha paredes sombreadas por árvores, toldos ou outras fontes de cobertura. Fechar cortinas e persianas também ajuda o seu aparelho a ter um rendimento maior.

Do lado de dentro, é importante manter aparelhos que geram calor, como televisores ou luminárias, longe do ar-condicionado. É que o termostato do aparelho pode sentir o calor desses aparelhos e fazer o compressor trabalhar mais do que o necessário.

Ainda conforme o teste realizado em vídeo, os aparelhos funcionam melhor ventilando o ar em direção ao centro do ambiente.

AMVO_mark

Obviamente, esse fator não deve ser levado em consideração se a evaporadora estiver instalada no meio da sala. Mas, se você precisar instalar próximo ao canto da parede, escolha uma forma que o ar consiga chegar facilmente ao centro da sala. Alguns modelos são omnidirecionais (ventilam para todos os lados).

Passo 2: Conservar a máquina

Todos os modelos de ar-condicionado possuem um filtro atrás da grade frontal que pode ficar entupida com a poeira, o que reduz o fluxo de ar através da unidade, diminuindo a eficiência e a capacidade de limpar o ar.

Por isso, regularmente realize a limpeza desse filtro retirando a grade. Remova os detritos com um aspirador e, em seguida, lave o filtro em água morna e sabão. Não esqueça de deixar o filtro de ar secar bem antes de reinstalá-lo. Caso o filtro esteja em más condições, está na hora de substitui-lo.

Verifique as fugas de ar do ambiente climatizado, verificando se as janelas e portas estão bem fechadas. Verifique, também, se não há vazamento de ar na selagem do local onde a evaporadora ou o seu ACJ foi instalado.

Passo 3: Programe-o corretamente

Cada vez mais, estamos encontrando modelos com mais funcionalidades e programações, que podem inclusive ser controlados através do seu smartphone. Caso você tenha um desses aparelhos de ar condicionado de alta tecnologia, verifique as configurações de temperatura do mesmo.

energystar

A Energy Star, padrão internacional que exige um consumo eficiente, determina que quando estiver em casa, a temperatura do ambiente fique em torno de 25ºC, quando estiver no trabalho fique em 29ºC e quando estiver dormindo fique em 27ºC.

Se você acha que essas temperaturas são muito quentes, tente lidar com temperaturas ligeiramente maiores, pois você pode economizar 3% a cada 2ºC de elevação da temperatura.

Economize ao comprar

Lembre-se de que o final do verão é uma boa época para compra de novos aparelhos de ar condicionado, pois os comerciantes estão querendo se livrar dos últimos modelos do estoque. E, se você tiver sorte, ainda pode encontrar um aparelho de alta tecnologia por uma fração do custo original.

Se quiser assistir o vídeo, clique no botão abaixo (em inglês).

button_assistir-video-en-us (1)


Fonte

  • consumerreports.org/air-conditioners/how-to-maintain-your-air-conditioner/
  • pt.wikipedia.org/wiki/Energy_Star

Licença Creative Commons
Como Conservar o seu Ar-Condicionado de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consumerreports.org/air-conditioners/how-to-maintain-your-air-conditioner/.

© 2017. Climatização Lumertz.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s