Sabemos que a água é o nosso bem mais precioso. Também sabemos que se continuarmos com as mesmas atitudes, iremos sofrer as consequências dessa vida de gastos excessivos de água. Precisamos – e muito – nos conscientizar e mudarmos nossas atitudes.

E pensando assim é que alunos e professores de uma escola pública de Araguaína, interior de Tocantins, tiveram uma excelente ideia para evitar o desperdício de água.

Após perceberem a água que pinga do ar-condicionado diariamente, esses alunos pensaram em utilizar essa água acumulada para uso não potável. Ou seja, para outros fins que não sejam o consumo humano. Dessa forma, eles reaproveitaram toda a água que antes era desperdiçada de uma forma sustentável.

Depois de analisar a quantidade de aparelhos de ar condicionado que existem na escola, os alunos, juntamente com os professores, fizeram um levantamento e desenvolveram esse projeto sustentável. Um pensamento simples, mas de grande eficácia.

Os aparelhos de ar condicionado da escola pingam cerca de 6 galões de 150 litros de água em cada um, que somados chegam a quantia impressionante de 900 litros de água diariamente. Isso no final das contas chega a quase 30 mil litros de água por mês.

Agora, toda essa quantidade que era desperdiçada é utilizada nas torneiras para limpeza da escola, além de abastecer banheiros, regar plantas e outras atribuições, exceto o consumo humano.

São essas pequenas atitudes que mudam o mundo. E você, o que está fazendo pela sustentabilidade do planeta?

Dicas Para Racionamento E Tratamento De Água No Dia A Dia:

  • Não utilize a mangueira para lavar carros e calçadas. Prefira utilizar um balde;
  • Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes;
  • Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;
  • Verifique regularmente se há vazamentos no sistema hidráulico de sua casa;
  • Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Ao invés disso, realize procedimentos para tratamento da água;
  • Ao tomar conhecimento de vazamento de água em locais públicos, como em ruas ou praças, comunique imediatamente a empresa de água de seu município ou a prefeitura.
  • Junte uma boa quantidade de roupas antes de lavá-las na máquina;
  • Ajude a combater a poluição das águas: Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto contamina a água.

Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.

Lembre-se de que se todos nós economizarmos, a água não vai acabar. Racionando, podemos ajudar o meio ambiente e o bolso, economizando dinheiro. Podemos dizer assim que ganhamos em dobro.


Fonte

  • g1.globo.com/como-sera/noticia/2017/05/pinga-pinga-do-ar-condicionado-vira-agua-para-limpeza.html
  • suapesquisa.com/ecologiasaude/agua.htm
  • globoplay.globo.com/v/5846645/

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Escola Pública de Araguaína-TO Reaproveita Água Que Sai do Ar-Condicionado de Esdras Nunes está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://g1.globo.com/como-sera/noticia/2017/05/pinga-pinga-do-ar-condicionado-vira-agua-para-limpeza.html.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s