Em dias muito quentes, não temos como evitar utilizar o ar-condicionado, já que o mesmo nos proporciona um ambiente de temperatura agradável. Mas ao ligá-lo, podemos selecionar a temperatura mínima para gelar mais rápido o ambiente? Veremos, a seguir, a resposta para essa pergunta.

Geralmente, a primeira coisa que fazemos, em dias muitos quentes, é ligar o ar-condicionado na temperatura mínima. Mas assim, podemos climatizar o ambiente mais rápido?

Não, ligar o ar-condicionado em 17ºC ao invés de 23ºC não significa que o ambiente vai gelar mais rápido.

Em outras palavras, isso significa que, independentemente da temperatura que você selecionar, a velocidade e a capacidade do ar-condicionado será a mesma. A diferença, nesse caso, será apenas se o ambiente vai permanecer mais quente ou mais frio baseado na temperatura selecionada. Quem confirma isso é o engenheiro-mecânico Felipe Brochier, especialista em sistemas de ar condicionado e conservação de energia.

Quando você ajusta a temperatura do ar-condicionado para 17ºC, além de não resfriar o ambiente mais rápido, você também consome mais energia. Isso, porque o aparelho de ar condicionado vai se esforçar mais (mesmo não conseguindo) para atingir a temperatura desejada mais rapidamente.

O engenheiro Felipe também explica que quanto maior for a diferença de temperatura de dentro de casa em comparação com o ambiente externo, maior será a carga térmica. Dessa forma, para economizar na conta de luz usando o ar-condicionado, o ideal é usá-lo na temperatura de 23ºC. Assim, além de não sobrecarregar o mesmo, você terá uma economia de energia muito maior e ainda vai utilizar o aparelho na temperatura ideal para o corpo humano.

Ajuste o seu aparelho de ar condicionado sempre para temperaturas altas, como 23º, 24º ou 25ºC. Assim, você terá uma economia muito maior na conta de luz.

O ar-condicionado ajustado em 23ºC atinge mais facilmente a temperatura ideal e é por isso que acaba economizando até 50% de energia.

Hoje, temos os aparelhos de ar condicionado com sistema inverter, que atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, com poucas oscilações de temperatura. Nesses aparelhos, a economia é maior ainda.

O sistema inverter reduz a velocidade do compressor ao atingir a temperatura desejada, diminuindo e estabilizando sua velocidade.

Mas não são somente esses fatores que determinam um ambiente climatizado com economia. Devemos levar em consideração janelas e portas entreabertas e a incidência de sol sobre o ambiente.

Tenha certeza de que a capacidade do seu aparelho corresponde exatamente ao tamanho do ambiente. Saiba mais lendo sobre nosso artigo sobre cálculo de carga térmica.

Lembre-se: usar o aparelho de ar condicionado de forma correta garante uma economia de até 50% na conta de luz.

Fonte

  • zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/01/por-que-vale-mais-a-pena-deixar-o-ar-condicionado-em-23c-do-que-em-temperaturas-mais-baixas-9706170.html

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Porque não usar o ar-condicionado na temperatura mínima? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/01/por-que-vale-mais-a-pena-deixar-o-ar-condicionado-em-23c-do-que-em-temperaturas-mais-baixas-9706170.html.

Anúncios

Sobre o Autor: Rafael Lumertz

Gaúcho, Tricolor gremista, técnico e instalador de ar-condicionado na região de Porto Alegre. Venho de uma família de tradição com a área de climatização e refrigeração e, por isso, faço o que faço com muito amor e dedicação, inclusive meu blog. Aproveitem o conteúdo e boa leitura!

2 comentários

  1. Rafael, gostaria de fazer um comentário.
    A indústria nos induz ao Sistema Inverter. Pois bem. Se considerarmos que um Ar tenha uma capacidade um pouco menor é um sistema Inverter para manter uma temperatura como uma sala de SERVIDORES, qual seria realmente a economia do sistema Inverter? Já vi vários trabalhando sem diminuir a rotação. Comparei com um comum Selo Procell A e não observei a diferença de consumo que atestam.
    Outro ponto que preocupa é que os inversores geram harmônica na rede. Nunca vi ninguém comentar sobre isto.
    Para mim, considerando todos os fatores, fico com o bom e velho ar de janela Mecanico. Baixa manutenção, sem relê de fase entre outros.
    Este desabafo é para tentar construir um debate com a comunidade. Abs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Se o ar inverter não está desligando ou baixando a rotação, é pq está mal dimensionado, se vc vai comprar um compressor ermético ou semi ermético, com um que trabalha com inversor o consumo é muito menor, tanto na prática quando na teoria.

      Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s