Antes de começarmos, é necessário que você entenda que existem dois tipos de serpentinas: a interna e a externa. No caso do split, a interna fica na evaporadora e a externa, por sua vez, fica na condensadora, do lado de fora do ambiente climatizado.

Já no caso do ar-condicionado do tipo janela, as serpentinas ficam em extremidades opostas, ou seja, uma na parte de dentro (evaporadora) e outra na parte de fora do aparelho (condensadora).

Este slideshow necessita de JavaScript.

O gás refrigerante tem a função de absorver o calor através da serpentina interna. Esse calor passa pela tubulação até chegar na serpentina externa, localizada na condensadora, para ser expelida para o exterior.

No mercado, encontramos aparelhos que utilizam serpentinas de alumínio e aparelhos que utilizam as de cobre. As serpentinas de cobre possuem condutibilidade térmica maior do que a de alumínio, além de ser mais resistente e, por isso, é a mais recomendada pelos técnicos.

AMVO_mark

Porém, se você for instalar o seu aparelho em locais litorâneos, é melhor utilizar aparelhos com serpentina – e outros componentes – de cobre, pois a maresia deteriora mais os componentes e o cobre consegue resistir melhor a essa agressão.

Esperamos que tenhamos esclarecido as principais dúvidas. Caso ainda tenha alguma, deixe-nos um comentário.

Fontes

  • wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/8/83/Evaporadores.pdf
  • docs.ufpr.br/~rudmar/refri/material/8_EVAPORADORES.pdf
  • webarcondicionado.com.br/serpentina-de-cobre-veja-todas-as-marcas-que-utilizam

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
O Que É Serpentina? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/8/83/Evaporadores.pdf.

Anúncios

Sobre o Autor: Rafael Lumertz

Gaúcho, Tricolor gremista, técnico e instalador de ar-condicionado na região de Porto Alegre. Venho de uma família de tradição com a área de climatização e refrigeração e, por isso, faço o que faço com muito amor e dedicação, inclusive meu blog. Aproveitem o conteúdo e boa leitura!

4 comentários

    1. Boa Noite

      Ficamos felizes que estamos conseguindo passar nosso conhecimento para as pessoas, técnicos, mecânicos e assim por diante.
      Adoramos escrever no blog, não é fácil manter um conteúdo por dia e de uma forma bem clara para as pessoas gostarem e se interessarem cada vez mais.

      Att,

      Equipe Climatização Lumertz

      Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s