Todos nós já sabemos dos benefícios do ar-condicionado e que ele é um grande aliado no verão. Esses fatores ajudam-no a ser utilizado não mais como uma opção de luxo, mas sim como um item essencial.

Porém, não podemos esquecer que o seu uso acaba proporcionando um gasto maior na conta de luz e, por isso, precisamos evitar gastos desnecessários ou fatores que influenciem em um maior consumo.

Claro, não podemos negar que dormir uma noite tranquila com uma temperatura agradável proporcionada por um ar-condicionado, tanto no inverno, quanto no verão, não tem preço.

E foi pensando nesses benefícios que ele proporciona que hoje iremos lhe auxiliar a economizar, com dicas valiosas para o seu ar-condicionado consumir menos.

Gastos com um ar-condicionado

O aparelho de ar condicionado é responsável por até 18% do consumo de luz mensal de sua casa. Ou seja, ele chega a gastar mais que lâmpadas, televisores e chuveiros.

Mas você pode reduzir esse consumo com as dicas que o blog Climatização Lumertz vai te dar. Vejamos quais são:

1 – A Escolha correta do produto.

Escolha aparelhos que tenham o Selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) com eficiência “A”. Produtos com essa classificação foram testados e comprovados de que são mais econômicos.

seloProcel
Exemplo de Selo Procel. (Imagem: Inmetro/Reprodução)

2 – Escolha aparelhos que se desligam automaticamente.

Dê preferência aos aparelhos que possuem funções de desligamento automático, como Timer e Sleep. Existem também opções com sensores de presença, porém estes muito mais caros para se comprar e, por isso, se colocarmos na balança, talvez não sejam tão vantajosos no final.

3 – Faça o dimensionamento de potência corretamente.

Compre o aparelho com a capacidade ideal para o tamanho do seu cômodo. Nem menos, nem mais. O aparelho que opera no ambiente correto para o seu funcionamento rende mais e força menos o motor, fazendo com que o consumo reduza significativamente.

4 – Escolha opções Inverter.

Você já sabe a diferença entre aparelhos comuns e inverter. Se ainda não sabe, clique aqui. Escolha a opção inverter para que o compressor não consuma tanto com tantas “arrancadas”.

5 – Dê o combustível para seu ar-condicionado: o ar!

Isso mesmo! Instale a condensadora (unidade externa) em ambientes com ótima circulação de ar, assim seu aparelho não deverá fazer tanta força para fazer a troca do ar do ambiente climatizado.

6 – Deixe a condensadora com espaço.

Para complementar a opção 5, instale a condensadora em locais que não deixem as laterais nem a parte traseira obstruída. O motivo você já sabe: a fácil circulação de ar.

7 – Evite o sol.

Se você instalar a condensadora em uma parede que tenha incidência direta do sol, o ar levado para o ambiente interno estará mais quente e, consequentemente, exigirá mais tempo do seu aparelho para refrigerá-lo.

8 – Não exagere no frio.

Não coloque o seu aparelho para resfriar no máximo. Assim, o consumo será muito mais alto, principalmente em dias muito quentes. Prefira temperaturas amenas, entre 22 e 24ºC, que são temperaturas consideradas ideais para o corpo humano.

9 – Feche bem o ambiente.

Verifique se não há fuga de ar por janelas ou portas entreabertas. Assim, você mantém o ar gelado no ambiente, evitando esforço desnecessário do ar-condicionado.

10 – Não deixe o sol entrar no ambiente.

Evite o calor do sol dentro do ambiente, mesmo com as janelas fechadas, pois os raios solares fazem que o ambiente fique mais quente. Mantenha as cortinas e persianas das janelas fechadas.

11 – Mantenha o seu aparelho sempre limpo.

A forma mais simples para isso é limpar regularmente o filtro de ar do aparelho. Filtros sujos fazem com que o aparelho faça mais força para refrigerar o ambiente, além de prejudicar a troca de ar. Efetue esse processo, no máximo, mensalmente.

12 –  Mantenha o seu aparelho sempre limpo 2.

Além de limpar os filtros, que podem ser feitos até pelo próprio usuário, é necessário chamar um técnico semestralmente para uma limpeza mais profunda em todo o aparelho.

Pronto, dicas dadas! Agora, basta você segui-las para economizar energia. Além disso, você estará aumentando a vida útil do seu aparelho e proporcionando conforto e bem-estar para as pessoas que estarão desfrutando do ambiente climatizado.

Até mais!


Fontes

  • blog.webcontinental.com.br/10-dicas-para-economizar-energia-com-ar-condicionado/
  • diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2017/01/9-dicas-para-economizar-com-o-ar-condicionado-e-nao-levar-um-susto-na-conta-de-luz-9560696.html

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Dicas Para Economizar Usando O Ar-Condicionado de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://blog.webcontinental.com.br/10-dicas-para-economizar-energia-com-ar-condicionado/.

Anúncios

3 comentários

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s