Quando entramos em um estabelecimento comercial do ramo alimentício, como um restaurante ou uma lanchonete, por exemplo, quase sempre nos deparamos com um ambiente climatizado. Isso significa, portanto, que estamos dentro de um ambiente que possui um sistema de ar condicionado que mantém a temperatura ideal.

O que nos esquecemos, algumas vezes, é de que os funcionários que trabalham na cozinha desses estabelecimentos, em sua maioria, não desfrutam desse mesmo privilégio.

cozinha _industr_illutracao
(Imagem: Cantos da Mata/Reprodução)

Em alguns casos até podemos encontrar funcionários utilizando ventiladores para se refrescar do calor. E a pergunta que fica com tudo isso é:

O Quão Importante É Manter Uma Cozinha Industrial Climatizada?

Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos entender uma coisa: a cozinha é um ambiente úmido e quente, devido a quantidade de equipamentos ligados, o fogo e o forno que ficam constantemente acesos, a alta circulação de pessoas no local, entre outros fatores.

Tudo isso acaba influenciando para que a cozinha se torne praticamente um forno gigante. Sendo assim, é óbvio que manter o ambiente da cozinha climatizado é fundamental.

Instalações em uma cozinha industrial

Contudo, para que o ambiente seja climatizado adequadamente, é necessário que um profissional faça um estudo extremamente rigoroso, desde o cálculo de carga térmica até o tipo de aparelho e a compra do mesmo, além do mais importante: o local onde será instalado. Somente dessa forma poderemos ter um projeto de qualidade e sabermos se a instalação será de aparelhos do tipo piso-teto, cassete ou somente dutos.

Vantagens de se manter uma cozinha climatizada

Ao manter o  ambiente onde serão preparadas as refeições climatizado, você estará obtendo diversas vantagens, como podemos citar nos tópicos abaixo.

Funcionários mais eficientes

Como já falamos em outro artigo, o ambiente climatizado ajuda a manter o bom-humor e melhora o rendimento do funcionário. Afinal de contas, ninguém consegue pensar direito trabalhando sob um calor torrencial, não é mesmo?

Mantém a qualidade dos alimentos

O ambiente muito quente ajuda a acelerar o processo de deterioração dos alimentos. Por isso, manter o ambiente resfriado evita que os alimentos estraguem mais rápido.

Cuidados com ar-condicionado instalado em cozinhas industriais

Higiene, acima de tudo. Ainda mais que, em uma cozinha, os funcionários lidarão com alimentos. A higienização dos aparelhos deve ser feita rigorosa e frequentemente.

A falta de higiene nos aparelhos pode trazer complicações para a saúde em um período de médio a longo prazo, tanto para os clientes quanto para os funcionários.

Além disso, o mau cheiro oriundo de alimentos contaminados será perceptível para seus clientes, o que pode ser crucial para seu comércio.

Por isso, não se esqueça: tenha o ar-condicionado em sua cozinha industrial, mas não se esqueça de mantê-lo sempre muito limpo. Seu funcionário merece e você notará a melhora nos índices de venda!

Fontes

  • blog.newtemp.com.br/index.php/beneficios-do-ar-condicionado/ar-condicionado-em-cozinhas-industriais/
  • webarcondicionado.com.br/a-importancia-do-ar-condicionado-em-cozinhas-industriais

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Por Que Ter um Ar-Condicionado em uma Cozinha Industrial? de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/a-importancia-do-ar-condicionado-em-cozinhas-industriais.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s