Antes de começarmos, é importante que você saiba que pingos d’água caindo do ar-condicionado é normal, desde que seja do lado de fora, na unidade externa. Geralmente esses pingos externos saem do dreno, porque ele é um tubo que recebe a umidade retirada do ambiente interior e, devido a isso, explicam-se os pingos.

Mas, algumas vezes, percebemos pingos na unidade interna. Como saber se isso foi gerado por uma instalação errada?

Se a instalação foi feita recentemente e está pingando água da evaporadora, isso indica que essa instalação foi mal feita. Os principais motivos disso são:

Evaporadora desnivelada

O ar-condicionado é um equipamento eletrônico desenvolvido por engenheiros e, por isso, já vem projetado de fábrica para o desnível de água que sai do mesmo. Então, a evaporadora (unidade interna) pode ser instalada nivelada – em linha reta, melhor dizendo.

Se a evaporadora for instalada sem o desnível necessário para a saída de água, você terá que refazer a instalação, caso não consiga resolver manualmente. Geralmente, quando a mangueira de dreno fica sem caimento ou enforcada, o reparo é bem simples.

Mangueira de dreno menor que a especificada

Se você coloca uma mangueira com diâmetro menor do que o recomendado, vão se acumulando sujeiras com o tempo, que junto com a água condensada da serpentina, acabam criando uma espécie de lodo. Esse lodo, por sua vez, entupirá a saída do dreno.

Mangueira de dreno entupida

midia_manut_prevent_banner_307x307

Como acabamos de dizer, a mangueira pode entupir se possuir um diâmetro menor que o recomendado, porém esse não é o único motivo para ocorrer o entupimento. Pelo próprio uso, conforme o passar do tempo, acabamos entupindo a mangueira.

Se a mangueira de dreno ficar entupida, a passagem da água que sai do ar-condicionado para a rua é interrompida. Por isso, é necessário realizar uma limpeza da mangueira pelo menos uma vez por ano.

Bomba de dreno entupida ou queimada

Em raros casos, o técnico instalador não consegue fazer um ponto de dreno para a saída de água do aparelho. Nesses casos, utiliza-se uma bomba de dreno, que terá a mesma função da mangueira, puxando a água para fora.

Essa bomba precisa de uma manutenção regular para retirada da sujeira acumulada, da mesma forma que ocorre na mangueira. Além disso, quando a bomba de dreno estragar, troque-a imediatamente.

Higienização do ar-condicionado

Saiba que esse processo é de extrema importância para o usuário. A limpeza deve ser feita todos os anos, porque além de evitar doenças respiratórias, também evita-se o mau cheiro no ambiente.

Mangueira de dreno encaixada na bandeja

Como podemos perceber, a mangueira de dreno é uma peça bem delicada, né? Então, sempre atente-se a ela. Além do que já foi dito acima, em alguns casos nos deparamos com ela solta ou mal encaixada na bandeja.

Nesse caso, é bem simples. Basta encaixar novamente a mangueira na bandeja e usar o ar-condicionado normalmente.

Essas são algumas das causas dos pingos d’água no seu ar-condicionado. Esperamos ter conseguido esclarecer as maiores dúvidas. Caso ainda tenha alguma, deixe um comentário ou fale conosco.

Fontes

  • doutorclima.com.br/por-que-o-meu-ar-condicionado-esta-pingando-agua/
  • str-ar.blogspot.com.br/2013/11/porque-o-meu-condicionador-de-ar-esta.html

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Por que meu ar-condicionado pinga? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://doutorclima.com.br/por-que-o-meu-ar-condicionado-esta-pingando-agua/.

Anúncios

2 comentários

    1. Boa Tarde Eduardo

      Já pegamos um caso igual ao seu, dá próxima vez confira primeiro antes de chamar um técnico, se for o mesmo problema você já economiza a visita técnica.

      Fica a dica

      Forte Abraço

      Att,

      Equipe Climatização Lumertz

      Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s