Muitas pessoas têm dúvidas quanto a essa questão. Você talvez esteja se questionando sobre isso nesse exato momento. E é por isso que iremos esclarecer algumas dúvidas bastante frequentes nesse artigo.

disjuntor-ar-condicionado
Exemplo de instalação elétrica ideal. Perceba que o ideal é ter um disjuntor exclusivo para uso do ar-condicionado.(Imagem: Advance Londrina/Reprodução)

É verdade que o aparelho 220V não queima se ligado em uma rede 110V?

O aparelho 220V pode ser conectado a uma rede 110V, pois a voltagem da rede é metade da que o aparelho precisa e, portanto, não haverá sobrecarga. Porém, não é recomendado fazer isso porque seu aparelho vai operar sem ligar o compressor, ou seja, não irá gelar o ambiente, apenas ventilar.

Isso não vai oferecer danos ao seu equipamento, mas lembre-se que ele não vai ter a força necessária para ligar o compressor, além de queimá-lo se usado por muito tempo nessas condições. É mais ou menos o que acontece quando você coloca um ventilador em uma rede inferior. Você vai perceber que o ventilador não conseguirá produzir vento suficiente para refrescar.

Mas, e se fizermos o inverso: ligar um aparelho 110V em uma rede 220V?

Acontecerá exatamente o contrário: uma sobrecarga. O aparelho necessita de 110V para funcionar, mas estará recebendo o dobro de sua capacidade. Consequentemente, seu equipamento irá queimar instantaneamente.

Vale ressaltar que qualquer aparelho eletrônico, inclusive o ar-condicionado, deve ser usado na rede elétrica correspondente a sua voltagem. Assim, evita-se danos ao equipamento e a perda da garantia.

O que fazer se minha rede elétrica é 110V?

Bom, neste caso temos duas etapas necessárias para que sua rede se torne uma rede bifásica e fique apta a receber seu ar-condicionado split (os do tipo janela podem ser encontrados na opção 110V).

Primeira etapa: Antes de tudo, você precisa solicitar a alteração de sua rede elétrica de 110V para 220V pela concessionária de energia de sua região. Isso incluirá a substituição do relógio e do poste, caso esse último não se adeque aos padrões exigidos pela sua concessionária. Geralmente, essa etapa acaba tendo um custo elevado, por isso programe-se!

Segunda etapa: Depois das substituições realizadas, você deve solicitar a um eletricista profissional a instalação de uma tomada 220V exclusiva para seu ar-condicionado. As tomadas que já são 110V continuarão sem alteração, a não ser que você solicite ao eletricista a substituição por uma tomada bifásica (220V).

Posso usar um transformador de voltagem no meu ar-condicionado?

Não é recomendado, conforme o eletricista Gilson Carlos Pessanha. Conforme ele:

“O transformador deve ser utilizado somente em último caso. Se você não tiver uma rede elétrica 220V ou 380V em casa, o transformador deverá ser a última alternativa. Além disso, tenha consciência de que o consumo de energia será muito maior”, explica.

– Gilson Carlos Pessanha, eletricista

Mas preste atenção: utilizar um transformador de voltagem para ligar seu aparelho de ar condicionado pode danificá-lo e, por consequência, anular a garantia do produto pelo fabricante.

Esperamos que tenha gostado das dicas. Porém, é importante ressaltar que são apenas dicas e que a instalação do ar-condicionado deve ser realizada somente por um profissional, que irá orientá-lo quanto à rede. Se tiver mais dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato pela página Fale Conosco.

Fonte

  • webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-220v-funciona-em-rede-110v
  • tecmundo.com.br/tecmundo-explica/73354-tudo-voce-precisa-saber-comprar-o-ar-condicionado.htm

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Posso usar o ar-condicionado 220V em uma rede 110V ou vice-versa? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-220v-funciona-em-rede-110v.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s