Muitas vezes nos deparamos com um problema muito comum: a falha no controle remoto. E isso não se refere somente ao ar-condicionado, afinal hoje temos uma infinidade de aparelhos eletrônicos que utilizam controle remoto.

Mas no artigo de hoje, iremos lhe ajudar a saber o que fazer quando o controle remoto do ar-condicionado começa a falhar.

O que fazer quando o controle começa a falhar?

Primeiramente, você deve verificar se as pilhas estão gastas. Por recomendação de todos os fabricantes, utilize pilhas alcalinas, pois elas têm uma durabilidade e eficiência maior do que as pilhas comuns.

Para fazer um teste rápido e descobrir se o seu controle remoto está funcionando, faça o seguinte:

  1. Pegue uma câmera digital (pode ser uma filmadora, câmera ou o smartphone, desde que seja digital);
  2. Aponte para o sensor do controle remoto;
  3. Pressione qualquer botão no controle. Se ele estiver funcionando, você poderá ver através da tela da câmera uma luz saindo do sensor cada vez que uma tecla no controle é pressionada.

Se você viu a luz no controle e, ainda assim ele não está funcionando, significa que o seu aparelho está com algum problema no receptor.

Por outro lado, caso você não consiga visualizar a luz saindo do sensor, isso indica que o seu controle está com problemas. Quando isso ocorrer, devemos “resetar” o sinal do mesmo. Para isso:

  • Localize o botão de “reset” do controle remoto;
  • Pressione o botão com algum objeto pontiagudo por pelo menos 3 segundos;
  • Retire as pilhas por 10 segundos e recoloque-as.

Se ainda assim seu controle continuar apresentando problemas, siga para a próxima etapa.

Como faço para trocar o controle do ar-condicionado?

Para realizar um reparo na placa interna do controle remoto, no sensor do aparelho ou fazer a substituição por um controle novo, você deve chamar um profissional que seja autorizado da marca do seu aparelho. Assim, caso você tenha complicações com o conserto, poderá solicitar um novo reparo em garantia.

midia_manut_prevent_banner_307x307

Outra forma, que não exige participação de terceiros, é a solicitação que você mesmo pode fazer ao fabricante. Geralmente, existem canais de atendimento ao consumidor, como o SAC, e esse número pode ser encontrado facilmente no próprio site do fabricante.

Agora, se o seu aparelho já é mais antigo e se encontra fora de garantia, compre um controle remoto universal (exclusivo para uso em aparelhos de ar condicionado). Esse acessório pode ser encontrado em qualquer loja da sua cidade que venda peças e acessórios para ar condicionado. No entanto, é necessário saber a marca e o modelo do seu aparelho.

E enquanto o controle remoto não chega, como faço para usar o aparelho?

Na maioria dos casos, os aparelhos split possuem um botão na parte frontal para ligar e desligar, assim como os televisores.

Em alguns modelos específicos, é possível encontrar também os botões de regulagem de temperatura. Caso o seu não possua, ao ligá-lo pelo botão frontal do aparelho, seu equipamento funcionará no modo automático, mantendo o ambiente com temperatura entre 22 e 24º C.

Mas ficar sem o controle não é recomendado. As dicas aqui servem apenas enquanto você aguarda a encomenda do controle remoto chegar, pois na maioria dos casos o acessório não se encontra disponível e, por isso, precisa vir da fábrica (que dificilmente é na mesma cidade).

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos lhe ajudar!

Fonte

  • dufrio.com.br/blog/dicas-de-instalacao/o-controle-do-ar-condicionado-nao-funciona-o-que-fazer/

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
O que devo fazer quando o controle remoto do ar-condicionado não funciona? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://dufrio.com.br/blog/dicas-de-instalacao/o-controle-do-ar-condicionado-nao-funciona-o-que-fazer/.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s