Aparelhos de ar condicionado York
O corpo humano evoluiu e é capaz de lidar com as variações da temperatura, mas pode tornar-se obeso e diabético em um clima artificialmente controlado. (Imagem: The Times/Reprodução)

Experimentar mudanças bruscas de temperatura tem um efeito tão poderoso em nossa saúde que deveria ser levado mais a sério pelas empresas. Variar a temperatura do escritório de acordo com a estação do ano seria uma solução, explicam os cientistas. Outra sugestão proposta por eles em sua pesquisa diz que expor diabéticos à temperaturas moderadamente baixas pode trazer mudanças positivas no metabolismo dessas pessoas.

Parece incrível, mas acredite! O ar condicionado do escritório está te engordando e o termostato lhe dando diabetes – e se quiser se manter em forma, é melhor começar a sentir mais vezes a brisa natural.

“Atualmente, na sociedade moderna, não somos obrigados a realizar atividades físicas e não estamos expostos a variações de temperatura, principalmente quando trabalhamos em um escritório”, disse Wouter van Marken Lichtenbelt, do Centro Médico da Universidade de Maastricht, Holanda. “Nosso corpo não evoluiu em tal ambiente e agora vemos que temos corpos que se tornaram obesos, insensíveis à insulina e diabéticos. Isso se deve basicamente graças à maneira que vivemos, o que não é uma situação nada saudável”, completou.

Por outro lado, uma versão mais extrema dessa ideia é promovida por Win Hof, o holandês conhecido como “Iceman”, que publicou os benefícios para a saúde com a exposição ao frio com façanhas absurdas, incluindo tentar escalar o Monte Everest vestindo apenas bermudas. Parece loucura, mas o professor van Marken Lichtenbelt disse que a teoria não é totalmente ridícula, mesmo se a escalada falhasse. “Eu chamaria isso de treinamento de temperatura, que poderia atuar paralelamente ao treinamento físico”, disse o professor.

No frio, os vasos sanguíneos constringem, ou seja, se contraem, o fluxo reduz e as extremidades do organismo ficam com uma drenagem menor de sangue. No calor, o inverso acontece: os vasos se dilatam e isso nos mantém mais saudáveis. “É enorme a diferença, afinal com uma temperatura variável você está treinando seu sistema cardiovascular”, disse ele.

Sendo assim, é melhor evitar – sempre que possível, é claro – ficar por muito tempo em um ar condicionado do escritório. Não se esqueça, seu corpo foi feito para sofrer as alterações do tempo, desde que dentro de um certo limite.

Fonte

  • thetimes.co.uk/article/office-air-conditioning-makes-you-fat-xk7b3hr0s

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Ar condicionado pode engordar e agravar o diabetes de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://thetimes.co.uk/article/office-air-conditioning-makes-you-fat-xk7b3hr0s.

Anúncios

3 comentários

    1. Bom dia,

      A publicação foi baseada no jornal TheTimes do Reino Unido, citado nas fontes do artigo.

      Procuramos sempre fontes confiáveis e de renome para não passar desinformações na internet.

      Não esqueça de acompanhar mais do nosso conteúdo!

      Curtido por 2 pessoas

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s