A instalação do aparelho de ar condicionado é um procedimento complexo e que deve ser levado a sério, pois é ele que determinará o bom desempenho de seu equipamento. Por isso, diversos fatores devem ser considerados; marca, potência relacionada ao tamanho do ambiente e local de instalação são apenas alguns desses fatores. Esses, que além de influenciarem no desempenho, afetam também na segurança.

Ar condicionado instalado
Exemplo de suporte de ar-condicionado. (Imagem: Central Ar/Reprodução)

O problema é que algumas pessoas, seja por falta de conhecimento ou por querer economizar, acabam investindo pouco no suporte, achando desnecessário pagar por um material mais resistente. O que essas pessoas não sabem é que se o material do suporte não for de qualidade, este poderá despencar e, consequentemente, destruir com toda a condensadora (unidade externa).

O material usado no suporte determinará, além da qualidade, a vida útil do mesmo. E, acredite ou não, ainda há muitos instaladores no mercado que não sabem disso. Por esse motivo, mostraremos os materiais e os tipos de suportes que temos atualmente no mercado. Por favor, escolha o seu com sabedoria.

Plástico

São ideais para quem quer economizar, porém são mais vulneráveis. Em hipótese alguma devem ficar expostos ao sol, pois assim criam rachaduras que acabam por danificar toda a estrutura.

São bastante leves e indicados para locais com muita umidade, já que são imunes a corrosão. Duram no máximo dois anos e por isso, é necessário realizar a substituição após esse período a fim de evitar acidentes.

Aço Carbono

Esse é o material mais comum no mercado já que é resistente e barato, tendo assim o melhor custo-benefício. É suscetível a corrosões e, por isso, deve ser evitado em regiões litorâneas – onde o ar salgado oriundo do mar causa essa agressão. Tem vida útil de dois anos, assim como o de plástico.

Aço Inox

O mais caro entre todos, porém o mais indicado. Pode durar até dez anos e, portanto, dispensam substituições. Podem ser instalados em qualquer região, com incidência de sol ou não.

O alto custo pode assustar, mas se você considerar a sua vida útil comparada a dos outros, verá que o preço é bem pagável.

Outros materiais utilizados

Além desses principais, podemos encontrar outras apresentações:

Fibra de vidro

São semelhantes aos de plástico, porém mais resistentes ao sol e levemente mais caros. Podem durar, em média, de dois a cinco anos.

Alumínio

O alumínio é resistente a corrosão e muito mais leve que os demais – com exceção do suporte de plástico. Sua vida útil de 5 anos supera tanto o de aço carbono, quanto o de plástico ou o de fibra de vidro. Custa muito mais caro que esse último.

Por que comprar um suporte adequado?

Sabemos que usar um suporte inadequado para sua situação pode causar uma série de problemas. O mais comum é a mancha na parede, como você já deve ter visto em algumas construções. Além disso, ao utilizar um suporte adequado, você evita acidentes como, por exemplo, a queda de uma condensadora (unidade externa) que, além de um prejuízo alto, traria problemas maiores se caísse em um pedestre.

Do ponto de vista do instalador, também sabemos que é mais vantajoso instalar um ar-condicionado em um suporte de qualidade. Isso porque sabemos que o barato às vezes sai caro, além do mesmo ajudar na prevenção de acidentes, se for comprado corretamente.

Ao comprar um suporte de qualidade inferior, você poderá estar comprando sérios problemas. Se você for um instalador e não orientar o seu cliente, certamente deverá retornar à casa dele futuramente por estar insatisfeito com sua instalação. E, acredite, esse cliente não vai querer chamá-lo para outros reparos.

– Marcos Junior, Seven Refrigeração

Dessa forma, só podemos orientá-lo  a ser consciente. Afinal, nem sempre a escolha mais barata é a escolha mais sábia.

Fonte

  • webarcondicionado.com.br/suporte-para-ar-condicionado-a-importancia-de-instalar-um-produto-de-qualidade
  • blog.centralar.com.br/wp-content/uploads/2013/07/1349274317_443474762_2-ambiente-frio-ar-condicionado-Sao-Jose-dos-Campos.jpg

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Suporte de Ar Condicionado: Escolha corretamente! de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/suporte-para-ar-condicionado-a-importancia-de-instalar-um-produto-de-qualidade.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s