Sabe o que um ônibus, um shopping e uma farmácia, todos com ar condicionado, têm em comum? Todos eles têm cortinas de ar.

É bem provável que ao entrar nesses ambientes climatizados você tenha se deparado com, literalmente, uma cortina de ar em cima de você. Em dias de extremo calor até paramos embaixo deles e ficamos ali por um tempo, devido ao alívio que isso nos proporciona.

Saiba que esse equipamento que fica acima de nossas cabeças sobre as portas é a cortina de ar.

Cortina de ar
Cortina de ar instalada. (Imagem: Blog.ArCondicionado.com/Reprodução)

A cortina de ar deve ser instalada em ambientes com grande fluxo de pessoas entrando e saindo, geralmente em locais que possuem portas automáticas ou que ficam com a porta sempre aberta. No caso do ônibus, a cortina funcionará somente enquanto as portas estão abertas para os passageiros.

Mas só porque vemos as cortinas instaladas em ambientes comerciais, não significa que você não possa tê-lo em casa. Esse equipamento não é específico para comércios, embora seja raro encontrá-lo em residências. Porém, se você quer tê-lo em seu lar, vá em frente!

Funcionamento

Esquema de funcionamento da Cortina de Ar
Esquema de funcionamento de uma cortina de ar. (Imagem: WebContinental/Reprodução)

Como podemos perceber no esquema acima, a cortina funciona para reter o calor, a poeira, os odores e os mosquitos do lado de fora e o ar climatizado e limpo do lado de dentro.

Vantagens

Ter uma cortina junto com o seu ar-condicionado traz muitas vantagens, como podemos ver:

  • Prolonga a vida útil do condicionador de ar.
    Se a porta ficasse aberta sem a cortina, seu ar-condicionado estaria constantemente tentando atingir a temperatura desejada do ambiente, forçando o compressor a trabalhar em potência máxima. Com a cortina isso não acontece, pois o ar climatizado não foge.
  • Protege o ambiente dos mosquitos, poeira, odores e insetos.
    Isso porque, como vimos logo acima, ela funciona como uma barreira invisível. Assim, quando o caminhão de areia passar na rua, por exemplo, você e seus clientes não ficarão tossindo por causa da poeira.
  • Instalação rápida e fácil.
    A instalação é mais simples que a do split, pois não necessita de tubulação de gás, uma vez que sua função não é gelar. Dessa forma, instalá-lo pode ser tão fácil quanto instalar um ventilador na parede.
  • Economiza energia elétrica em até 35%.
    Isso porque o seu ar-condicionado não precisará ficar tentando achar a temperatura ideal, uma vez que o ambiente ficará selado. Mesmo sendo um equipamento a mais conectado à energia, consome muito menos do que o compressor do seu ar! Portanto, é vantajoso.
  • Possui um custo-benefício excelente!
    Isso porque a cortina é barata, tanto para comprar quanto para instalar. Dessa forma, o seu custo-benefício fica imensurável.

É importante lembrar que a cortina de ar sozinha terá o efeito de um ventilador – e daqueles bem fracos. Então, se você acha que a cortina substitui o ar-condicionado, está enganado! Ele apenas o complementa para maximizar o conforto proporcionado.

Mas, diz aí! Vale a pena ou não instalar uma cortina de ar no seu estabelecimento?

Fontes

  • blog.webcontinental.com.br/o-que-e-cortina-de-ar/
  • str-ar.blogspot.com.br/2014/10/cortina-de-ar-suas-qualidades-e.html
  • blog.arcondicionado.com.br/o-que-e-cortina-de-ar/

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
O que é Cortina de Ar? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://blog.webcontinental.com.br/o-que-e-cortina-de-ar/.

Anúncios

2 comentários

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s