O telhado verde é um telhado ecologicamente correto que possui uma vegetação natural plantada por cima da cobertura da casa, podendo esta ser laje ou não.

Trata-se de uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo ou vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências e outras edificações.

Como fazer

Baseado no sistema da Ecotelhados, empresa especializada em fabricação de telhados ecológicos, para se iniciar o projeto, primeiramente é necessário fazer uma impermeabilização na laje.

Com um sistema chamado de laminar, na parte inferior haverá espaço para uma reserva de água da chuva, que ficará acumulada por cima da laje. Essa reserva tem em torno de 18 centímetros de altura.

Na segunda camada, encontramos os ecodrenos – cones que formam uma espécie de piso elevado. Eles irão manter a plantação acima do nível da água, evitando que as raizes se afoguem. Por capilaridade, os ecodrenos irão fornecer irrigação para a vegetação.

Na camada superior fica a argila espandida preenchendo os espaços entre os ecodrenos e por onde virá toda a capilaridade. Por último, há uma membrana que evita que qualquer sujeira atravesse para as camadas inferiores e, finalmente, a vegetação.

O sistema é extremamente leve, chegando a pesar 250 kg contando o peso da água.

button_conheca-a-ecotelhados

Vantagens

Podemos destacar como vantagens:

  • Fornecer isolamento térmico;
  • Apresentar uma aparência elegante e ambiental na edificação;
  • Ajudar o ecossistema, pois cria um ambiente natural em uma área construída, trazendo uma conexão entre os dois mundos (natureza e cidade);

O telhado verde proporciona um ambiente muito mais fresco se comparado a outros telhados, mantendo o edifício protegido das altas temperaturas do verão, além de reduzir a temperatura do ambiente. Graças a isso, ele pode até dispensar o uso do ar-condicionado. Em ambientes urbanos, o telhado verde traz o equilíbrio ambiental, com os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade.

Alguns telhados verdes possuem painéis solares, que reduzem consumo de energia elétrica. Ele mantém a umidade relativa do ar constante na edificação e no seu entorno, criando um micro-ecossistema.

Contribui, também, no combate ao efeito estufa, aumentando a eliminação de carbono na atmosfera e, ao mesmo tempo, trazendo mais harmonia, bem-estar e beleza para o ambiente.

Em ambientes comerciais é um excelente atrativo visual.

As plantas e a terra fucionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do jardim, nas bacias sanitárias, no chuveiro e, em regiões mais áridas, até para cozinhar e beber.

Custos

Os custos de instalação de um telhado verde dependem do sistema e da tecnologia adotados.

A diferença de preços se deve basicamente à quantidade e o tipo de materiais envolvidos, a quantidade para implementar e a falta de mão-de-obra qualificada para isso.

Atualmente, existem tecnologias eficazes e simples de telhados verdes, permitindo um retorno rápido no investimento graças à economia de energia e o uso da área como jardim e lazer, quando em lajes planas.

Outro fator de economia é a extensão da vida útil de uma cobertura com telhado verde em relação à convencional, pois necessita de baixa manutenção devido a ação de fatores climáticos.

Fontes

  • planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/telhados-verdes-podem-dispensar-uso-ar-condicionado-647151.shtml
  • pt.wikipedia.org/wiki/Telhado_verde
  • olhardigital.uol.com.br/noticia/superespelho-pode-substituir-uso-de-ar-condicionado-em-predios/45587
  • ecotelhado.com/telhado-e-parede-verde-para-nao-esquentar-o-planeta/
  • sistemasdearcondicionado.com.br/2011/11/telhados-verdes-podem-dispensar-o-uso.html

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Conheça uma alternativa sustentável de Climatização: o Telhado Verde de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/telhados-verdes-podem-dispensar-uso-ar-condicionado-647151.shtml.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s