A área da climatização tem crescido bastante, como já falamos em outro artigo. Mas é importante lembrar que o profissional de climatização é um profissional sazonal, ou seja, trabalha mais em períodos quentes. Em épocas de frio, como no inverno, muitos destes profissionais ficam sem renda ou com uma renda muito baixa, sendo incapaz de sustentar seus gastos mensais. Como fugir disso?

No inverno, os pedidos para instalação de ar-condicionado reduzem porque a maioria das pessoas utiliza o aparelho para resfriar o ambiente e não sentem a necessidade de aquecê-lo no inverno. Com isso, a demanda cai significativamente. Sem falar que a concorrência com técnicos sem qualificação acaba obrigando o profissional a ter que reduzir o custo do seu serviço, lucrando ainda menos num período tão escasso.

Mesmo durante o verão é possível sofrer com alguns contratempos sazonais, como a chuva intensa, que impede a instalação da unidade externa do aparelho, por exemplo.

Passando pelo inverno…

É um período consideravelmente curto, durando cerca de três ou quatro meses. Mas, para quem precisa pagar as contas em dia, é inviável ficar durante esse tempo sem receber.

Quem não é visto, não é lembrado!

A primeira dica é investir em marketing digital. Crie seu espaço na internet com blogs, páginas em redes sociais, sites, propaganda digital. É uma forma de divulgação eficiente e de baixo investimento. Alguns sites de divulgação de serviços, por exemplo, são gratuitos. Quer um exemplo? A OLX (olx.com.br), onde você pode divulgar seus serviços na sua cidade sem pagar nada por isso. E acredite, dá retorno.

Outra dica valiosa é fazer contratos de manutenção preventiva e corretiva com empresas. Esse tipo de contrato permite que você tenha serviço durante todo o ano, inclusive no inverno. Com um contrato, a empresa sempre chamará você para realizar o serviço de manutenção de seus equipamentos, gerando serviço e lucro.

Mas não esqueça de fidelizar esse cliente, atendendo-o tanto no inverno quanto no verão, independente de agenda cheia ou não. Isso passará confiança para ele, que irá preferir seus serviços.

Mais do que um contrato

Além do contrato, é necessário ter uma PMOC e ter um mecânico de sua confiança para assinar o projeto. Se você entender bem da parte mecânica, melhor!

Aperto de mão
(Imagem: edalproducts.com/Reprodução)

Tenha controle de tudo que está fazendo. Anote a data de visita, de limpeza e identifique cada equipamento com as informações sobre pressão de gás, corrente de trabalho, temperatura de insuflamento e de retorno, etc. Assim, fica muito mais difícil algum aparelho estragar e, caso isso aconteça, você logo fará o reparo do mesmo. Sem contar que isso aumenta a credibilidade do seu trabalho perante o cliente.

Lembre-se: a melhor propaganda é o boca-a-boca!

Não seja só um instalador!

Muitos técnicos que já sabem como é esse período em hiato, se preparam realizando cursos, participando de palestras e se especializando em outras áreas. Geralmente, encontra-se técnicos de ar-condicionado que também são eletricistas, mecânicos hidráulicos, pintores…

Esses profissionais que procuram alternativas devem ser tomados como exemplo, visto que com tanta competição, é melhor que hajam outras possibilidades de ganhos.

Fonte

  • revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI263146-17161,00-COMO+MELHORAR+AS+VENDAS+E+EVITAR+AS+CRISES+EM+UM+NEGOCIO+SAZONAL.html

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Quando chegar o inverno, como faço para ganhar dinheiro sendo instalador de ar-condicionado? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI263146-17161,00-COMO+MELHORAR+AS+VENDAS+E+EVITAR+AS+CRISES+EM+UM+NEGOCIO+SAZONAL.html.

Anúncios

1 comentário

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s