Ar-condicionado natural
(Imagem: The Uniplanet/editado)

O aparelho de ar condicionado já é considerado peça fundamental do nosso cotidiano. Quando estamos em casa, ele proporciona noites agradáveis de sono, livre dos mosquitos e do calor. Afinal, uma noite de sono mal dormida pode trazer um mal-humor e uma indisposição que podem durar o dia inteiro.

Mas sabemos que usufruir desse aparelho não tem um baixo custo. Por isso, o ideal seria possuí-lo sem gastar tanto, não é mesmo? Pois foi exatamente isso o que o pessoal de Bangladesh pensou para desenvolver o ar-condicionado que não necessita de energia elétrica.

Parece até ficção, mas ele é real e simples de se fazer. Pode ser feito com garrafas PET e um pouco de papelão, e pode reduzir em até 10º C a temperatura do ambiente.

Mas, antes de entender como funciona o “ar-condicionado natural”, é necessário entender o funcionamento de um ar-condicionado comum.

Entendendo o ar-condicionado tradicional

Quando diminuímos a pressão sobre um fluído, o mesmo tende a reduzir sua temperatura, ocasionando a absorção de calor. Então, podemos dizer que o funcionamento de um ar-condicionado se dá conforme o fluído ou gás refrigerante aumenta ou diminui sua pressão, que faz com ele absorva ou libere calor. Esse processo, tanto de absorção quanto de liberação de calor, é feito através da serpentina, fazendo com que o ambiente fique climatizado (esquente ou esfrie, conforme o caso). Esse processo é conhecido como “Ciclo de Refrigeração”.

Como o ar-condicionado natural funciona

Ar-condicionado natural Bangladesh
(Imagem: In Habitat/Reprodução)

Sabendo como o ar-condicionado tradicional funciona, fica mais fácil entender o ar-condicionado natural. Existem formas de reduzir a pressão sobre um fluído sem utilizar energia elétrica, e você já conhece uma delas desde que era criança!

Lembra quando você se machucava e, para reduzir a dor em torno do machucado, você soprava o local da ferida? A pressão que você fazia entre os lábios fazia com que o vento que saia de sua boca fosse mais gelado porque você precisava colocar pressão sobre o ar que era soprado.

Tendo conhecimento desse processo, basta transferi-lo para o ar-condicionado natural.

curso_inverter_banner

Construindo o ar-condicionado natural

Primeiro você precisa de um pedaço de papelão ou qualquer outro material que seja capaz de sustentar garrafas PET. Corte o fundo das garrafas e prenda-as na placa de papelão com o lado maior voltado para o ambiente externo. Do outro lado do papelão, que ficará no ambiente interno, estarão as saídas menores das garrafas. Basta fixar o papelão em uma janela.

Quando o ar quente que está no ambiente externo passar pelo lado maior da garrafa, sofrerá uma obstrução semelhante àquela que você fazia quando pressionava os lábios. Assim, a temperatura que chega no ambiente interno será menor, podendo reduzir em até 10º C!

Barato e funcional

Considerando que o projeto é barato e não consome nenhuma fonte de energia, podemos levar em conta que não será suficiente em dias de muito calor, mas que com certeza trará bastante alívio. Sem falar que para quem não tem condições para instalar um ar-condicionado, o projeto é perfeito. Ainda mais se for aliado com um ventilador.

Além disso, é uma opção sustentavelmente correta, uma vez que não consome nenhum recurso natural. Preparado para instalar um em sua casa?

Fonte

  • arcondicionado.refrigeracao.net/ar-condicionado-caseiro-sem-eletricidade-veja-como-funciona-e-fazer-um/

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Conheça o Ar-Condicionado que Dispensa o Uso de Eletricidade de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://arcondicionado.refrigeracao.net/ar-condicionado-caseiro-sem-eletricidade-veja-como-funciona-e-fazer-um/.

Anúncios

um comentário

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s