Como falamos no artigo anterior, reaproveitar a água do ar-condicionado é uma possibilidade, seja para consumo humano ou para uso em geral. E foi isso que um restaurante de São Paulo fez.

A crise hídrica que afetou o estado de São Paulo no ano de 2015 foi considerada gravíssima e alertou a todos sobre os problemas que enfrentaremos daqui para frente se não fizermos nada a respeito. Dessa forma, muitas empresas se conscientizaram e acharam formas de economizar água, assim como o restaurante Sí Señor.

Restaurante Si Senor - SP
(Imagem: Sí Señor! Restaurantes/Reprodução)

A rede de restaurantes de comida mexicana descobriu uma alternativa para reaproveitar a água que é eliminada pelos aparelhos de ar condicionado. Esse sistema foi implementado pelo estabelecimento em outubro de 2014 em uma de suas lojas do bairro Tatuapé, zona leste de SP.

Como funciona

A água que é eliminada pelo ar-condicionado é captada por tubos e bombeada para uma caixa. Essa água é utilizada nas torneiras dos banheiros, para lavar os pisos e calçadas e até para regar as plantas.

O restaurante possui 5 aparelhos de ar condicionado. Cada um gera oito litros de água por hora e um total de 400 litros de água por dia. Esse sistema de reaproveitamento de água acaba economizando, em média, 12 mil litros de água por mês!

Água pingando
(Imagem: Manual do Mundo/Reprodução)

Foram inauguradas, somente no ano de 2015, três novas unidades da rede na cidade de São Paulo, todas com o mesmo sistema de reaproveitamento de água. Obviamente, depois do sucesso da implantação do sistema na unidade, toda a rede recebeu a novidade.

curso_inverter_banner

Ideia simples

Uma ideia simples e sustentável e com um resultado muito impactante, tanto para a economia financeira quanto para o meio ambiente.

Preservando o meio ambiente

Acredita-se que cerca de 40% da população mundial ficará sem água até 2030!

Meio Ambiente - desenho
(Imagem: Energihjem – Dinamarca/Reprodução)

Além disso, a mudança climática e o aumento dos aglomerados populacionais está fazendo com que os governantes mundiais e órgãos responsáveis pela preservação do Meio Ambiente entrem em um consenso, trabalhem juntos e minimizem esse impacto para proteger nossa fonte natural mais preciosa. 

E você, o que já fez hoje para contribuir com a economia de água?

Converse com seus filhos sobre isso, afinal essa é uma conversa muito importante para ter com eles, que mais sofrerão o impacto ambiental. Somente com a conscientização de todos é que conseguiremos ficar nessa Terra por mais tempo.

Pense a respeito!

Fontes

  • g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/rede-de-restaurantes-reaproveita-agua-do-ar-condicionado-e-poupa-12-mil-litrosmes.html
  • ciclovivo.com.br/noticia/restaurante-em-sp-economiza-12-mil-litros-reaproveitando-agua-do-ar-condicionado/

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Restaurante reaproveita água do ar-condicionado e poupa 12 mil litros por mês de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/rede-de-restaurantes-reaproveita-agua-do-ar-condicionado-e-poupa-12-mil-litrosmes.html.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s