Conforme Sandra Maria de Lima, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Mato Grosso, a água que sai do ar-condicionado é potável, baseada em sua pesquisa.

A pesquisa foi feita em 2015 em uma escola pública de Mato Grosso e consistiu em captar a água que saiu de um split de 24.000 BTUs após seis meses da última manutenção. Tecnicamente, no maior intervalo de limpeza possível e, portanto, na forma mais propensa a poluentes.

Foi possível constatar que a água que saiu do ar condicionado possuía magnésio, cálcio e outras substâncias consideradas satisfatórias para consumo pelo Ministério da Saúde. Porém, antes de consumida, a água deveria passar por um processo de adição de cloro para eliminar as impurezas e os coliformes. 

A ideia de Sandra é, ainda, criar um mecanismo que permita que os próprios alunos da sala consumam a água. Isso aumentaria significativamente a economia de água da escola, visto que um ar-condicionado pode eliminar de 2 a 4 litros de água por hora. Sem contar na contribuição para o meio ambiente.

Essa água é muito nobre para se dar outro destino que não seja a de consumo humano. Queremos, com o dreno, alimentar um reservatório e nele clorar a água. Depois, uma parte vai para beber e outra para um nebulizador, para umidificar o ambiente!

– Sandra Maria de Lima, professora do IFMT

curso_inverter_banner

Mas, apesar do otimismo da pesquisa, a professora afirma que ainda não é possível liberar o consumo de água de qualquer aparelho até que a pesquisa seja autorizada pelo Governo Federal e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. Afinal de contas, essa é a primeira pesquisa relacionada ao assunto até o momento.

Sustentabilidade
(Imagem: Boletim Atitude/Reprodução)

Além do mais, o projeto pode demorar de um a 3 anos para ser liberado após a aprovação, devido a quantidade de leis que envolvem o assunto. Mas o processo, conforme a professora, já é utilizado por diversas pessoas que coletam água de poços artesanais e recebem o cloro de forma gratuita pelos Postos de Saúde.

O que podemos dizer é que a ideia da professora Sandra realmente é muito boa, ainda mais na crise mundial que vivemos no momento, tanto no aspecto ambiental como no aspecto econômico.

Seja para preservar o meio ambiente ou para economizar na conta, tomara que logo possamos ter esse recurso disponível em nossas casas.

Fonte

  • webarcondicionado.com.br/pesquisa-mostra-que-agua-expelida-pelo-ar-condicionado-pode-ser-usada-para-consumo-humano

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
A água que sai do ar-condicionado pode ser consumida? de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/pesquisa-mostra-que-agua-expelida-pelo-ar-condicionado-pode-ser-usada-para-consumo-humano.

Anúncios

um comentário

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s