Ar-condicionado pegando fogo
(Imagem: Artemp/Reprodução)

Um vazamento no ar-condicionado pode comprometer o funcionamento do aparelho, fazendo com que diminua seu rendimento. Então, se você perceber alguma redução no rendimento do seu condicionador de ar, desligue-o imediatamente e chame um técnico especializado para verificar possíveis vazamentos.

Como saber se existe algum vazamento no ar-condicionado?

O sintoma mais comum de um condicionador de ar com vazamento é a perda gradativa de eficiência. Em outras palavras, é quando o aparelho deixa cada vez mais de resfriar ou de esquentar o ambiente.

Para verificar corretamente quando há vazamentos, recomendamos que você, técnico, faça-a através de um detector eletrônico de vazamento. Se preferir, também pode fazê-lo medindo a pressão do gás com um regulador de gás (manômetro).

No caso de utilizar o manômetro e se o aparelho for do sistema convencional, o ponteiro deve estar oscilando entre 60 e 70 PSI. Já se o aparelho for do sistema inverter, deve estar entre 120 e 140 PSI. Qualquer valor abaixo desses padrões indica a perda de gás por vazamento.

Nota: Os valores dados aqui são médias que podem variar em alguns modelos de ar-condicionado mais modernos. Para resolver isso, muitos manuais trazem informações sobre o teste de vazamento, o procedimento de vácuo e o ajuste da carga do gás refrigerante. Consultá-los pode ajudar bastante nessas horas, pois eles trazem a informação exata para o modelo.

Causas de um vazamento

Normalmente, os problemas de vazamento acontecem já no momento em que o aparelho de ar condicionado é instalado. Uma instalação inadequada, um flange mal feito, uma tubulação danificada e o envelhecimento do sistema são os principais causadores.

Solução

Antes de pensar em fazer a carga de gás, procure pelo vazamento, faça a correção do sistema e, então, o vácuo do sistema; esse último, considerado de extrema importância na correta instalação do sistema. Somente depois de todos esses procedimentos realizados é que você deve efetuar a carga de gás.

Recomendamos que todos os procedimentos citados acima sejam efetuados por profissionais qualificados de sua confiança. Curiosos realizando essas operações técnicas acabam danificando todo o sistema. Garantir um serviço de qualidade evita dores de cabeça no futuro. Lembre-se: o barato sai caro!

Fonte

  • webarcondicionado.com.br/video-como-detectar-vazamento-de-gas-no-ar-condicionado-split

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Como detectar vazamento de gás no ar-condicionado? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/video-como-detectar-vazamento-de-gas-no-ar-condicionado-split.

Anúncios

6 comentários

  1. Informações valiosas!obrigada Rafael, esse blog mostra teu profissionalismo. Sei que é possível contar com teu trabalho independente do horário e dia da semana, sem contar com tua honestidade em relação ao serviço. Já achei que meu ar condicionado estivesse estragado e você foi avaliar e era só a regulagem no controle remoto. GRANDE PROFISSIONAL! Sucesso pra tua empresa!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s