Como já falamos em outros artigos, os órgãos de saúde internacionais estão sempre engajados em campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente. E um dos principais tópicos é o uso do ar-condicionado.

Gás refrigerante R32Sabemos que, infelizmente, o aparelho de ar condicionado necessita de gases que danificam a camada de ozônio devido à sua composição química, principalmente pela concentração de CFC (Clorofluorcarbono) como um dos componentes.

Pensando nisso, esses órgãos estão sempre buscando novas alternativas sustentáveis para diminuir os efeitos negativos, como o Efeito Estufa e o derretimento das calotas polares. Uma dessas alternativas será o novo gás refrigerante: o HFC-32 ou simplesmente R-32.

Embalagem Gás R-32
(Imagem: Alibaba – Portugal/Reprodução)

O que é o HFC-32?

O HFC-32 ou R-32, também conhecido como Difluorometano é o gás substituto do R-410A. Será obrigatório em equipamentos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2025, com carga limite de até 3kg. É considerado pouco agressivo à camada de ozônio, conforme seu Potencial de Aquecimento Global (ou Global Warming Potential) de 550 constante no regulamento CE 517/2014 da Comunidade Europeia.

Podemos dizer que o seu poder refrigerante possui propriedades termodinâmicas muito eficientes, sendo comparado aos gases R-22 e R-502. Atualmente é utilizado apenas com mistura de outros gases HFC, como o R-407C e o R-410A, por exemplo. Isso, porque se utilizado puro, possui uma pressão de vapor e temperatura de descarga na compressão consideradas muito elevadas, apesar de ser um gás com baixa inflamabilidade.

Logo Gás R32
(Imagem: Haier Condizionatori – Itália/Reprodução)

Alguns fabricantes como a Daikin, já estão desenvolvendo seus equipamentos para começarem a operar com o novo gás, pois conforme a própria empresa comenta:

Consideramos o R-32 como o gás refrigerante mais adequado para condicionadores de ar split e bombas de calor, na sequência de uma investigação que teve uma visão abrangente da próxima geração de candidatos como refrigerantes naturais e HFC. A empresa decidiu pelo mercado de equipamentos de ar condicionado com HFC-32.

– Daikin/Matriz Japão

Informações sobre o HFC-32

  • GWP – Potencial de Aquecimento Global: 550
  • Ponto de Ebulição a 1,013 bar: -51,6 º C
  • Glide (Deslize de temperatura): 0º C
  • Nº ONU: 3252
  • Classificação de segurança: A2L (Baixa toxicidade e inflamabilidade)
  • Carga: somente em estado líquido
  • Densidade de vapor saturado a -25ºC: 47,31 kg/m3
  • Nº ONU: 3252

Nós da Climatização Lumertz acreditamos que esse é o gás do futuro, pois atende consideralmente aos requisitos como gás refrigerante, além de agredir muito pouco a camada de ozônio, maior afetada da poluição global. Afinal, como vemos frequentemente, o principal objetivo dos grandes órgãos mundiais de saúde é desenvolver medidas sustentáveis para manter o equilíbrio entre o homem e o meio-ambiente. E é isso que o gás R-32 proporciona.

Por isso, devemos ser conscientes e escollher as opções menos prejudiciais ao nosso Ecossistema. Afinal de contas, se não cuidarmos da nossa própria casa, quem vai cuidar? Pense nisso!

Fontes

  • gas-servei.com/pt/componentes/sustitutos-directos-del-r12/r-32
  • acrlatinoamerica.com/pt/201210084977/noticias/empresas/daikin-se-inclina-por-el-refrigerante-r32.html
  • pt.wikipedia.org/wiki/Difluorometano
  • Imagem do recipiente de R-32: Proteclisa – Espanha/Reprodução
  • Logo de sustentabilidade R-32: Haier Condizionatori – Itália/Reprodução

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Gás Refrigerante R-32 (HFC-32) de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://gas-servei.com/pt/componentes/sustitutos-directos-del-r12/r-32.

Anúncios

3 comentários

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s