Sabemos que o ar-condicionado está se tornando cada vez mais comum no nosso cotidiano. Isso devido ao calor que aumenta gradativamente a cada ano. Afinal de contas, fica quase impossível não ter um ar-condicionado com tanto calor, não é mesmo?

Mas, talvez esse aparelho tão querido por todos tenha algumas curiosidades que talvez você nem tenha ideia que existam. Por isso, hoje vamos listar 10 coisas sobre o aparelho de ar condicionado que talvez você não saiba. Vamos começar:

1 – O ar-condicionado não se chama ar-condicionado

O ar condicionado, na verdade, é o ar que sai do aparelho de ar condicionado. Ele faz com que o ar do ambiente fique condicionado a uma certa temperatura, seja ela maior ou menor que a do ambiente externo. O nome correto do aparelho é condicionador de ar. Mas, por tanta gente chamá-lo de ar-condicionado, não podemos considerá-lo errado.

2 – Você sabe a diferença entre ar-condicionado janela e split?

Esses termos são muito utilizados pelos técnicos, mas muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a diferença entre eles.

Ar-condicionado Janela Cônsul
Ar-condicionado do tipo Janela da marca Cônsul. (Imagem: Ponto Frio, Whirlpool/Reprodução)

O ar-condicionado do tipo Janela possui apenas um volume (condensadora e evaporadora integrados), faz mais barulho que o split, opera somente entre potências de 7.000 e 30.000 BTUs e a sua instalação exige um buraco na parede.

Ar-condicionado Split Samsung
Ar-condicionado do tipo Split da marca Samsung. (Imagem: Loja virtual Samsung/Reprodução)

Já o ar-condicionado do tipo split possui a unidade condensadora e a evaporadora separadas (sendo a condensadora o volume externo). A instalação é mais difícil do que o ar janela, custa mais caro para instalar e mais barato para operar. É encontrado somente na voltagem 220V.

Mas você sabia que existem mais tipos de ar-condicionado além desses?

3 – Como se escreve: Ar condicionado ou Ar-condicionado?

Dependendo da situação, usamos determinada forma de escrever.

Quando escrevemos ar-condicionado hifenizado, nos referimos ao aparelho. Porém, quando nos referimos ao ar que está no ambiente climatizado, dizemos ar condicionado separadamente. Exemplos:

  • Estou passando calor! Preciso comprar um ar-condicionado urgentemente!
  • O ar condicionado desta sala está muito quente!
  • O ar-condicionado está funcionando?
  • Feche a janela, todo o ar condicionado está saindo!

Veja nosso artigo que explica mais detalhadamente essa questão:

4 – O ar frio é mais pesado que o ar quente?

Sim, devido a sua densidade. Por ser mais denso, o ar frio tende a descer, pois as moléculas de ar se concentram mais próximas umas das outras, fazendo com que o ar fique mais pesado. Lembre-se das aulas de química: quanto mais separadas as moléculas ficam, mais leve a matéria fica.

5 – O ar-condicionado foi inventado para climatizar ambientes?

Parece óbvio, mas não foi. Willis Haviland Carrier foi o criador do umidificador de ar e do ar-condicionado, em 1902. Durante o verão nas indústrias gráficas, o papel para impressão absorvia a umidade do ambiente para suprir a falta que sofria pelas altas temperaturas. Com isso, o papel inchava de tal modo que as impressões saíam borradas ou escuras. Para resolver isso, Willis Carrier foi convocado por uma gráfica para tentar solucionar o caso. Foi então que ele criou os desenhos de seu projeto que se tornariam o ar-condicionado que conhecemos.

6- Faça a limpeza anualmente

Essa manutenção influencia e muito no funcionamento do ar-condicionado. Se seu aparelho estiver muito sujo, vai perder eficiência, forçar o compressor e, como consequência, gastará mais energia. Isso, obviamente, diminui significativamente a vida útil do equipamento.

Se ficar muito tempo operando sujo, começam a surgir odores desagradáveis, que podem gerar desconforto, náuseas e dores de cabeça, além de propagar doenças respiratórias. Por isso, é importante que você mantenha-o sempre limpo.

7 – Quanto mais potência, mais gelado é o ar condicionado?

Na verdade, não é a capacidade de BTUs que determina isso. Ou seja, um aparelho de 18.000 BTUs não significa que irá gelar mais do que um de 9.000 BTUs. Pode gelar mais rápido até a temperatura ideal, mas não pela potência.

Devemos fazer o dimensionamento da área corretamente, pois é isso que determinará a quantidade exata de BTUs que o aparelho deverá ter.

8 – Reverso e Inverter é a mesma coisa?

Não. São coisas totalmente diferentes. A tecnologia inverter permite que o aparelho nunca fique com o compressor desligado. Quando a temperatura do ambiente é atingida, o compressor permanece em uma rotação mais baixa para que o ambiente continue sempre com a temperatura ideal.

O reverso, por sua vez, refere-se apenas ao aparelho que consegue resfriar e esquentar o ambiente.

9 – O ar-condicionado espanta mosquitos?

MosquitoSim, seu aparelho pode espantar mosquitos e deixa sua noite mais tranquila. Isso porque os mosquitos detestam os ambientes frios, que são proporcionados pelo ar-condicionado, além de não conseguirem entrar e sair livremente pelo ambiente, uma vez que as janelas e portas deverão estar fechadas para o correto funcionamento do aparelho.

Esperamos que tenha aprendido mais! Se você acompanha nosso blog, sempre estará aprendendo mais sobre ares-condicionados!

Fonte

  • Texto: Rafael Lumertz
  • Edição e revisão: Esdras Nunes
  • Imagem do mosquito: Hadaikuto Hadakatu – Japão/Reprodução

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
9 curiosidades sobre o ar-condicionado que talvez você não saiba! de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

10 comentários

  1. Post esclarecedor, linguagem clara e objetiva. Parabéns! Como sugestão, poderiam escrever com mais detalhes sobre esses aparelhos que prometem uma boa economia de energia elétrica (tecnologia “inverter” mencionada no artigo).

    Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s