Hoje nós aprenderemos quais cuidados devemos ter com o ar-condicionado do veículo, para garantir a sua durabilidade e eficiência.  Então, preste bastante atenção nas dicas abaixo para evitar dores de cabeça.

1. Ligar o ar-condicionado somente após ligar o motor do veículo.

Isso porque o motor deve estar em funcionamento para que o compressor ligue. Afinal, sabemos que o compressor é uma peça que consome muita energia e que a bateria do veículo não seria suficiente para fazer o compressor arrancar.

Ar Condicionado Veicular
(Imagem: Site SouTãoBoa/Reprodução)

2. Trocar o filtro anti-polén a cada seis meses.

Troque o filtro sempre no prazo. Assim você evita o mau cheiro, a perda de rendimento, além de demorar mais tempo para resfriar o interior do veículo. Se você perceber alguns desses sintomas, significa que está na hora de trocar o filtro.

3. Use o ar-condicionado somente com as janelas fechadas.

Parece óbvio, mas não é. Assim você exigirá menos do motor e do próprio ar-condicionado, por que com as janelas abertas, a troca constante de ar com o calor externo não deixará o ambiente ficar resfriado. Outra dica importante é quando estacionar em um local com incidência de sol. Nesse caso, é recomendável deixar as janelas abertas e ligar apenas a ventilação por um breve período, para só então fechá-las e ligar o ar. Assim, você estará poupando esforço do carro e, consequentemente, economizando combustível.

4. Ligue o ar-condicionado pelo menos duas vezes na semana.

Essa dica é, principalmente, para aqueles que não tem o costume de ligar o ar em períodos frios. Deixar o equipamento de ar-condicionado por muito tempo sem funcionar fará com que o gás não circule e o compressor fique sem a lubrificação necessária do óleo.

5. Quando estiver na rodovia, use o ar-condicionado para economizar.

Parece até contraditório, né? Mas é isso mesmo. Quando se está em alta velocidade, geralmente acima dos 60 km/h, as janelas abertas acabam quebrando a aerodinâmica do veículo, exigindo que o motor faça mais força para manter a aceleração. Sendo assim, se você estiver com as janelas fechadas, vai economizar combustível, mesmo ligando o ar-condicionado.

6.  Não se preocupe com pingos embaixo do carro.

Sim, é normal isso acontecer, pois toda umidade que se encontra no interior do veículo é retirada para fora, assim como acontece com o ar-condicionado de sua casa. Afinal, a água retirada da umidade do ar deve ir para algum lugar. Mas não se preocupe, enquanto estiver pingando água, seu ar estará gelando.

Com essas dicas, temos certeza que o seu carro vai economizar mais e ter um melhor rendimento com o ar-condicionado. Até a próxima!

Fontes

  • extra.globo.com/projetos-especiais/de-carona-com-elas/saiba-os-cuidados-com-ar-condicionado-no-verao-14865080.html
  • extra.globo.com/noticias/carros-e-motos/cuidados-simples-podem-evitar-que-ar-condicionado-do-seu-carro-te-deixe-na-mao-20814032.html
  • rodoautopneus.com.br/cuidados-com-o-ar-condicionado-do-seu-carro/

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
6 Dicas para melhorar o desempenho do ar-condicionado de seu veículo de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://extra.globo.com/projetos-especiais/de-carona-com-elas/saiba-os-cuidados-com-ar-condicionado-no-verao-14865080.html.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s