O índice de vendas de condicionadores de ar vem crescendo exponencialmente no Brasil e em todo o globo. Isso se deve a muitos fatores, mas podemos destacar principalmente o aumento da população e dos aglomerados urbanos.

Em meio a tanta demanda de aparelhos de ar condicionado, muitos técnicos acabam não se preocupando com a rede elétrica na hora da instalação, o que acaba danificando o aparelho rapidamente.

Mas, quais aspectos da rede elétrica devem ser observados pelo técnico na hora da instalação?

Antes de tudo, é necessário verificar a “idade” da sua rede elétrica. Prédios antigos foram construídos com redes que ainda não eram preparadas para instalações de ar-condicionados. Então, se você mora em um prédio que ainda não possui ar-condicionado, faça uma revisão na fiação de seu apartamento antes de instalar o produto.

Outra questão é verificar a quantidade de aparelhos eletrônicos em sua casa. Obviamente, quanto mais aparelhos “pendurados” maior o consumo e, consequentemente, mais fortes os fios centrais da rede devem ser.

Nas tomadas exclusivas para o seu ar-condicionado, recomenda-se que para aparelhos com potência até 18.000 BTUs sejam instalados fios de 2,5 mm², para 21.000 BTUs os fios de 4,0 mm² e para o de 30.000 BTUs os de 6,0 mm².

Além disso, recomenda-se instalar um disjuntor para uso exclusivo de seu aparelho de ar condicionado. Isso aumenta a proteção de sua rede e a vida útil do seu aparelho.

A Climatização Lumertz apenas dá dicas sobre a rede elétrica, mas é altamente recomendável solicitar a revisão de sua rede por um eletricista profissional. Fica a dica!

Fontes

  • webarcondicionado.com.br/a-rede-eletrica-da-sua-casa-esta-preparada-para-receber-o-ar-condicionado
  • blog.arcondicionado.com.br/instalacao-de-ar-condicionado-2/
  • construsularcondicionadoportoalegre.com/noticias/sua-casa-esta-preparada-para-instalacao-ar-condicionado/
  • rodriguesarcondicionado.com.br/sua-casa-esta-preparada-para-instalacao-de-um-ar-condicionado/

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
A sua rede elétrica está preparada para receber um ar-condicionado? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/a-rede-eletrica-da-sua-casa-esta-preparada-para-receber-o-ar-condicionado.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s