Essa pergunta é muito comum entre os usuários de ar-condicionado. Você provavelmente já se fez essa pergunta com medo de danificar o seu aparelho. Mas o importante para você saber é que essa dúvida deve ser respondida por você mesmo, e vamos explicar o porquê.

Primeiramente, é importante levar em consideração que deixar qualquer aparelho eletrônico ligado dessa maneira gera um custo muito maior na conta de energia elétrica, mesmo considerando os aparelhos mais econômicos. Então, saiba que deixar o seu ar-condicionado ligado por 24 horas ou mais vai gerar esse custo maior para o seu bolso no final do mês.

Logo em seguida, vem a questão sobre danificar ou não o seu aparelho. A resposta é não, não danifica (supondo que o aparelho esteja com a manutenção em dia e em bom estado). Ressaltamos que o aparelho de ar condicionado é um equipamento eletrônico, assim como o seu refrigerador, sua televisão ou seu micro-ondas. Todos esses aparelhos podem ficar ligados por um grande período, desde que isso seja necessário.

Clique para ampliar
(Imagem: Sinter Aires Acondicionados/Nicarágua)

Provavelmente, seu ar-condicionado não precisa ficar ligado por 24 horas, mas se precisar, não haverá problema algum. Quer um exemplo? O compressor de uma geladeira ou de um freezer é muito semelhante ao do ar-condicionado e você deixa-os ligados na tomada funcionando ininterruptamente – durante meses ou até anos. Provavelmente se um deles estragou algum dia, não foi por simplesmente estar ligado.

Funcionamento e diferenças entre os modelos

Falando agora do aparelho comum (on/off), o compressor liga e continua funcionando até atingir a temperatura ideal, desligando-se enquanto a temperatura continua estável. No momento em que a mesma cair, o compressor é ligado novamente para atingir a temperatura ideal novamente. Perceba que nesse tipo de ar-condicionado, o compressor funciona do mesmo jeito que sua geladeira. Então, tecnicamente, ele não fica sempre ligado, o que tira qualquer dúvida sobre danificar o aparelho.

Em aparelhos inverter a dúvida é maior, pois o aparelho não desliga o compressor nunca, apenas reduzindo a potência para manter a temperatura ideal. Nesse caso, o aparelho também não correrá riscos porque ele consome mais apenas no arranque e, depois, mantém sua potência reduzida e constante. Sem contar que esses modelos são muito mais econômicos que os aparelhos comuns.

Mas o que a Climatização Lumertz recomenda sempre é que você deve utilizar o ar-condicionado – e qualquer equipamento eletrônico – com moderação, para evitar sustos na conta de luz e preservar o meio ambiente. Pense nisso!

Fontes

  • Rafael Lumertz
  • webarcondicionado.com.br/o-aparelho-de-ar-condicionado-pode-ficar-ligado-24-horas
  • sinter.com.ni/?page_id=1533

© 2017. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Posso deixar o ar-condicionado ligado por 24 horas? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/o-aparelho-de-ar-condicionado-pode-ficar-ligado-24-horas.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s