Brasagem pode até soar estranho para você, mas saiba que ela é muito usada em climatização e refrigeração. Em ambos os casos, o instalador precisa realizar o procedimento de unir os tubos que receberão o gás. Esse procedimento é conhecido como solda e é nesse momento em que é usada a brasagem.

Soldagem de tubulações de um ar-condicionado

Brasagem nada mais é do que o processo de união de metais por meio de um outro metal de adição, também conhecido como liga. Imagine que você precisa consertar o cano de sua pia e precisa conectar um cano ao outro. Nesse caso, você precisará esquentar os canos para que consiga rosqueá-los um no outro. Na soldagem é necessário fazer o mesmo processo, porém substituímos a cola que você utilizou para unir os canos por um metal de adição (liga).


Brasagem é um processo térmico que une materiais metálicos através de um metal de adição, quase em ponto de fusão, conhecido também como meio de brasagem. Geralmente é empregado um material fluxante, conhecido como fluxo, para eliminar as impurezas.

Brasagem também recebe o nome de brazing.

– Wikipédia


O brazing é um processo realizado a um ponto muito elevado de temperatura da liga, mas que não chega a fazer com que esta atinja seu ponto de fusão. Para isso, é necessário entender dois conceitos básicos sobre a liga, que pode ter a reação de capilaridade ou de molhagem, dependendo do material utilizado. Vejamos, agora, o que esses conceitos querem dizer para que você possa utilizar o material correto conforme a sua necessidade.

Capilaridade

Capilaridade – também chamada de ação capilar – é a capacidade que um metal no estado líquido tem de preencher os espaços entre os grãos dos metais de base. Na brasagem, não é necessário se preocupar com esses metais, pois eles não se fundem sem uma liga. Em outras palavras, é como se a liga fosse a cola necessária para que as duas extremidades dos tubos se unam.

Molhagem

A molhagem – também conhecida como umectação – é a reação que um metal no estado líquido tem de preencher uma superfície. Como fica subentendido no nome, molhagem é a capacidade de “molhar” a superfície. Uma brasagem de qualidade varia conforme a capacidade de molhagem do metal de adição.


Uma junta brasada considerada boa deve possuir pelo menos quatro aspectos: projeto da junta, metal de adição, uniformidade de distribuição de calor e proteção adequada com fluxo ou atmosfera.

– Infosolda


Aplicabilidade

A brasagem é utilizada para unir metais de pequena espessura, heterogêneos, termicamente tratados, entre outros. É utilizada nos mais diversos ramos de atividades, indo da indústria elétrica e eletrônica até a indústria automobilística e de aviação, por exemplo.

A soldabrasagem é empregada na soldagem de tubos, varetas, barras e outros componentes fundidos, quando se deseja como resultado apenas algumas deformações leves. Geralmente, é usada na união de ferro fundido e aços, mas também pode ser empregada para unir cobre, níquel e sua ligas.

A solda leve é utilizada nas indústrias elétrica e eletrônica, na soldagem de circuitos impressos, de componentes e em ligações de terminais elétricos, por exemplo.

Finalizando…

Em processos industriais de altas escalas de produção como a de sistemas de ar condicionado, geladeiras, radiadores, entre outros, são usadas estações que fazem o processo de brasagem automaticamente.

A parte boa é que podemos ter certeza de que um robô não conseguirá ter toda a destreza necessária para instalar um aparelho de ar condicionado com a mesma eficiência de um ser humano. Por isso, podemos ficar tranquilos, pois nossos empregos estarão garantidos… Pelo menos, por um bom tempo!

Ficou com vontade de saber mais? Então, dê uma olhada no show de slides abaixo:

Ainda ficou com dúvidas? Então deixe um comentário.


Fontes:

  • infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/198-brasagem-caracteristicas-do-processo.html
  • condornet.com.br/condor/por/conhecimento/brasagem.cfm
  • pt.wikihow.com/Soldar-Tubos-de-Cobre
  • pt.slideshare.net/cristianosouza3323/brasagem
  • blog.mvsoldas.com.br/o-processo-de-brasagem

© 2015. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Brasagem: O Método Para Unir Tubulações De Ar-Condicionado E Geladeiras de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/processos/198-brasagem-caracteristicas-do-processo.html.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s