Quando o assunto é instalação de ar-condicionado, alguns profissionais ainda tem bastante dúvida sobre realizar ou não o procedimento de vácuo. E você, sabe qual é a importância do vácuo nos sistemas de climatização e de refrigeração?

banner bomba vacuo

Antes de começar a escrever esse artigo, pesquisamos em diversos sites para descobrir até onde as pessoas conhecem sobre o assunto. Nossa conclusão é que a dúvida ainda é muito grande em um número significativo de profissionais do ramo. Devido a isso, dedicamos esse conteúdo aos profissionais mais “desinformados”, visando esclarecer suas dúvidas.

O vácuo, como o próprio nome indica, é o processo de retirada de todo o ar das tubulações. Esse processo deve ser realizado antes da instalação dos gases refrigerantes, para evitar que o vapor de água – e outros resíduos que possam se acumular nas tubulações – permaneçam lá após o gás ser inserido.

Esse processo deve ser realizado pelo instalador com o auxílio de uma bomba de vácuo, conforme mostrado nos exemplos abaixo. Essa bomba pode ser comprada em qualquer loja especializada no ramo.

O processo de vácuo deve ser feito na instalação do aparelho e sempre que for realizada a troca do gás refrigerante.

Instalar um ar-condicionado sem efetuar o processo de vácuo traz graves consequências ao aparelho, como a redução da vida útil do sistema, causada pela oxidação e sujeira que circula dentro da tubulação. Um profissional que não efetua esse procedimento pode ser chamado de amador ou até mesmo ser considerado um profissional de baixa qualidade.

Lembre-se: o processo de vácuo do sistema é fundamental para manter a vida útil do aparelho e evitar que a sujeira fique dentro das tubulações.

E você, está instalando corretamente?


Fontes

  • webarcondicionado.com.br/procedimento-de-vacuo-aumenta-a-vida-util-do-ar-condicionado
  • refrigeracao.net/Topicos/bomba_vacuo.htm
  • perguntas.habitissimo.com.br/pergunta/bomba-de-vacuo
  • resfriando.com.br/limpeza-sistema-de-refrigeracao/
  • pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_de_v%C3%A1cuo
  • pt.wikipedia.org/?title=V%C3%A1cuo

© 2015. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Vácuo: Afinal, Qual É A Sua Importância? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://webarcondicionado.com.br/procedimento-de-vacuo-aumenta-a-vida-util-do-ar-condicionado.

Anúncios

6 comentários

  1. vixe tem muitos que nao da o vacuo! de 10 se tira um q faz o procedimento correto. o vacuo e obrigatorio no sistema de Split tambem na manutençao quando há necessidade desconectar a tubulação para retirada da mesma na hora da limpeza.

    Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s