Atualizado em 11/04/2018.

Quando o assunto é instalação de ar-condicionado, alguns profissionais ainda tem bastante dúvida sobre realizar ou não o procedimento de vácuo. E você, sabe qual é a importância do vácuo nos sistemas de climatização e de refrigeração?

banner bomba vacuo

Antes de começar a escrever esse artigo, pesquisamos em diversos sites para descobrir até onde as pessoas conhecem sobre o assunto. Nossa conclusão é que a dúvida ainda é muito grande em um número significativo de profissionais do ramo. Devido a isso, dedicamos esse conteúdo aos profissionais mais “desinformados”, visando esclarecer suas dúvidas.

O vácuo, como o próprio nome indica, é o processo de retirada de todo o ar das tubulações. Esse processo deve ser realizado antes da instalação dos gases refrigerantes, para evitar que o vapor de água permaneça lá após o gás ser inserido.

Esse processo deve ser realizado pelo instalador com o auxílio de uma bomba de vácuo, conforme mostrado nos exemplos abaixo. Essa bomba pode ser comprada em qualquer loja especializada no ramo.

O processo de vácuo deve ser feito na instalação do aparelho e sempre que for realizada a troca do gás refrigerante.

Instalar um ar-condicionado sem efetuar o processo de vácuo traz graves consequências ao aparelho, como a redução da vida útil do sistema, causada pela oxidação. Um profissional que não efetua esse procedimento pode ser chamado de amador ou até mesmo ser considerado um profissional de baixa qualidade.

Lembre-se: o processo de vácuo do sistema é fundamental para manter a vida útil do aparelho e evitar que a umidade fique dentro das tubulações.

E você, está instalando corretamente?


Fontes

  • webarcondicionado.com.br/procedimento-de-vacuo-aumenta-a-vida-util-do-ar-condicionado
  • refrigeracao.net/Topicos/bomba_vacuo.htm
  • perguntas.habitissimo.com.br/pergunta/bomba-de-vacuo
  • resfriando.com.br/limpeza-sistema-de-refrigeracao/
  • pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_de_v%C3%A1cuo
  • pt.wikipedia.org/?title=V%C3%A1cuo

© 2015. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Vácuo: Afinal, Qual É A Sua Importância? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

14 comentários

  1. vixe tem muitos que nao da o vacuo! de 10 se tira um q faz o procedimento correto. o vacuo e obrigatorio no sistema de Split tambem na manutençao quando há necessidade desconectar a tubulação para retirada da mesma na hora da limpeza.

    Curtir

  2. Trabalho a 15 anos com refrigeração nunca utilizei a bomba até porque tempos atrás nem se ouvia falar de bomba de vácuo até entao nunca vi algum cliente reclamando eu acho que só é para fazer com que os refrigerista tenha mais custo com maquinario.

    Curtir

  3. Meu nome Levino Pereira. Sou tecnólogo e na minha formação estudei refrigeração. Recomendo que nosso colega Carlos faça um curso de refrigeração, só assim ele entenderá a importância de se fazer vácuo na instalação de ar condicionado. Parabéns pela dica Rafael

    Curtido por 1 pessoa

  4. Não creio qie exista dentre os profissionais o não saber da importância da desidratação do sistema “vácuo”…
    É sim a falta de conhecimento dos aventureiros, hoje existe muita informação desse assunto no yootub, palestras e cursos que só não busca que não está nem aí para os procedimentos corretos e as boas práticas da profissão,
    Outro fator é falta de regulamentar o primeiro estágio de quem quer ingressar na profissão “mecânico de refrigeração”
    Normalmente se comessa a trabalhar sem uma orientação Boa do seguimento!!

    Erni

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s