Sabemos que o ar-condicionado já faz parte do cotidiano das pessoas. Encontramos esses aparelhos em residências, empresas, shoppings, hospitais e qualquer outro ambiente que frequentamos.

Mas será que esse aparelho, responsável pelo ar que estamos respirando, está totalmente isento de qualquer transmissão de doenças respiratórias? Bom, isso dependerá da manutenção e da limpeza correta e periódica.

Doenças versus Ar Condicionado

Já falamos aqui dos danos à pele causados pelo ar-condicionado. Agora, vamos desvendar outra dúvida comum entre os mais curiosos: O ar-condicionado pode provocar ou agravar infecções respiratórias? A resposta é sim. Mas calma, o ar-condicionado não é o vilão dessa história. Ele só se torna vilão se não tiver uma higienização rigorosa e regular.

Conforme a alergista Maria Jussara Fernandes Fontes, professora de Medicina da UFMG, “o ar-condicionado pode ressecar a mucosa nasal e fazê-la perder a defesa, reduzindo a resistência e aumentando as chances de infecção”. Isso porque a “mucosa nasal possui cílios vibrantes que tem a função de fazer a varredura de bactérias e vírus para fora do organismo. Uma vez agredida pela baixa temperatura, resseca e perde sua defesa natural, deixando o corpo suscetível a doenças”, completa.

Além disso, um aparelho de ar condicionado sem a devida higienização pode agravar o estado de pessoas com doenças crônicas como rinite, asma, pneumonia, hipertensão e insuficiência coronariana. Além das doenças crônicas, pode causar transmissão do vírus da gripe, principalmente em pessoas com a imunodeficiência adquirida (AIDS).

Como evitar a propagação de doenças?

No entanto, todos esses aspectos negativos podem ser evitados se o seu ar-condicionado estiver devidamente limpo, tanto externamente quanto internamente. A limpeza mais leve, como a dos filtros, pode ser feita pelo próprio usuário, devendo repetir-se mensalmente. Porém, a cada seis meses, é necessária a higienização completa do aparelho. Nesse caso, é necessário chamar um técnico de sua confiança para que o trabalho seja feito por um profissional.

Existe alguma lei que regulamenta a qualidade do ar no Brasil?

Clicando no botão abaixo, você será redirecionado para a Resolução RE 09 da ANVISA, de 16 de janeiro de 2003, que detalha a normatização técnica para uso de aparelhos de climatização em ambientes com fluxo de pessoas. Nela são definidos os valores máximos recomendáveis de cada substância nociva no ar, como a contaminação microbiológica e o teor do dióxido de carbono, entre outros.

button

Como estão os ambientes públicos com relação ao ar que respiramos?

Quanto a essa dúvida, sugiro que veja no vídeo abaixo.

Como vimos, a manutenção do seu aparelho de ar condicionado é muito importante, seja para economia de energia, para tempo de vida útil, como também para a sua própria saúde. Ao ter um aparelho devidamente limpo, todos saem ganhando: você, seu bolso e principalmente o meio-ambiente. Pense nisso!

Ainda ficou com dúvidas? Então, deixe o seu comentário!


Fontes

  • noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/01/05/uso-excessivo-de-ar-condicionado-pode-provocar-infeccoes-saiba-como-evitar.htm
  • qualicorp.com.br/qualicorp/ecp/comunidade.do?app=portalsaude&idNoticia=20881&view=interna
  • campograndenews.com.br/cidades/capital/sem-manutencao-ar-condicionado-pode-causar-infeccoes-e-ate-matar
  • youtube.com/watch?v=E5IgiT-MsIA
  • portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/d094d3004e5f8dee981ddcd762e8a5ec/Resolucao_RE_n_09.pdf?MOD=AJPERES

© 2015. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
O Uso De Ar-condicionado Pode Causar Ou Agravar Doenças Respiratórias? de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/01/05/uso-excessivo-de-ar-condicionado-pode-provocar-infeccoes-saiba-como-evitar.htm.

Anúncios

4 comentários

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s