Realmente, o uso do ar condicionado pode influenciar e muito a produtividade de seus colaboradores. Você já parou para pensar qual seria a temperatura ideal para que o seu desempenho no trabalho não diminua?

Como temos visto nos últimos anos, o calor não tem dado trégua. Esse calor pode provocar sonolência, cansaço, falta de ar e mal-estar, principalmente em ambientes fechados. A solução para que isso não ocorra é o ar-condicionado para ajustar a temperatura. Trabalhar em um ambiente climatizado (na temperatura ideal) influi diretamente na produtividade e na disposição dos colaboradores, fazendo com que sintam-se mais confortáveis para executar suas atividades.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade Cornell, de Nova Iorque, foi descoberto que quando os termômetros marcavam por volta de 25°C, a quantidade de erros verificada foi menor e a produtividade, maior. É com esse embasamento científico que alguns países estipulam os limites de temperatura em ambientes fechados de trabalho. Por exemplo, no Brasil essa variação de temperatura deve estar entre 19°C e 23°C.

O corpo humano em temperaturas extremas

calor escaldante
No calor, nosso corpo “economiza energia”.

Em temperaturas muito altas, o corpo humano tende a ficar mais “mole”. Isso é uma proteção natural do seu corpo, pois o calor do ambiente externo faz com que o seu corpo gaste mais energia. Desse modo, para evitar que você perca toda a energia, seu corpo envia para o cérebro a sensação de preguiça, fazendo com que menos energia seja gasta. Por acaso você não se lembra daquele dia de calor escaldante que você só queria ficar deitado e sem vontade de fazer nenhuma atividade física? Isso é a prova de que essa teoria é verídica.

frio congelante
No frio, ficamos mais estressados e distraídos.

No frio, também sofremos as consequências. Mesmo com uma variação baixa na temperatura, já podemos sentir que o cérebro começa a sofrer alterações. Temperaturas baixas fazem com que o cérebro fique mais distraído e, com certeza, seu chefe não vai gostar se você ficar mais distraído durante o expediente. Além disso, ficamos mais estressados no frio, fazendo com que as relações interpessoais fiquem mais extremas. Isso pode afetar todo a produtividade em uma equipe.

Sendo assim, o ar-condicionado é fundamental!

Por isso, devemos manter a temperatura do ambiente em torno de 20 a 25° C e, por isso, o ar-condicionado tem um papel fundamental para manter o equilíbrio dentro da empresa. Lembre-se que esta é a temperatura ideal do ambiente. Para o corpo humano, a temperatura ideal é de 37°.

Ainda ficou com dúvidas? Então nos deixe um comentário!


Fontes:

  • grito.com.br/o-ar-condicionado-pode-influenciar-produtividade-no-trabalho
  • blog.poloar.com.br/ar-condicionado-pode-influenciar-na-produtividade
  • webarcondicionado.com.br/o-ar-condicionado-pode-influenciar-a-produtividade-no-trabalho
  • blog.newtemp.com.br/index.php/beneficios-do-ar-condicionado/ar-condicionado-pode-influenciar-produtividade
  • consciencianodiaadia.com/2008/07/04/e-nosso-cerebro-gosta-de-frio

© 2015. Climatização Lumertz.

Licença Creative Commons
Afinal, O Ar-Condicionado Influencia Ou Não A Produtividade No Trabalho? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://grito.com.br/o-ar-condicionado-pode-influenciar-produtividade-no-trabalho.

Anúncios

5 comentários

  1. concerteza temperaturas elevadas em locais de trabalham causam preujizos afinal que consegue trabalhar em um local com 100 pessoas 100 computadores sem contar lampadas ,sol etc … hoje ar condicionado não é luxo é necessidade parabéns pelo conteúdo que você tenha otimos négocios ai em porto alegre atenciosamente Top line ar condicionado SP

    Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s