Atualmente, é comum encontrar um ar-condicionado aonde quer que estejamos. Eles já estão presentes em praticamente todos os tipos de ambientes que frequentamos: restaurantes, aeroportos, hotéis, bancos, escolas, universidades e, principalmente, nos shoppings centers.

Mas afinal de contas, que tipo de ar-condicionado seria o ideal para suprir as necessidades de um shopping? Para isso, temos que levar em consideração o tamanho do shopping e a quantidade de pessoas que circulam diariamente pelo local.

Lugares movimentados e mesmo assim com uma temperatura agradável. Fonte: plugcitarios.com.br
Lugares movimentados e mesmo assim com uma temperatura agradável. Fonte: plugcitarios.com.br.

O ar-condicionado é essencial para o bom andamento do comércio que o shopping oferece. Sem um ambiente com uma temperatura agradável, seria impossível ficar por muito tempo dentro de um shopping e, com isso, gastaríamos menos nas lojas que se encontram nesse ambiente.

Como funciona o sistema de ar condicionado em um shopping?

Você já deve ter se perguntado como um ambiente desse porte pode estar sempre com uma temperatura agradável, mesmo quando o fluxo de pessoas é grande. Pois bem, para que o sistema de climatização funcione corretamente, é necessário levar em conta o tamanho do shopping e o cálculo médio de pessoas que passarão por lá.

Principais tipos de sistemas utilizados

Geralmente, encontramos em um shopping center o sistema de ar condicionado central, que é um sistema de resfriamento que climatiza todos os ambientes do shopping simultaneamente. Como exemplos de aparelhos, podemos citar os tipos: Chiller, Self contained e Fancoil.

Aparelhos do tipo Chiller

Usados geralmente em estabelecimentos de grande porte por possuírem uma potência extremamente alta. São resfriadores de água e capazes de trabalhar com grandes variações de temperatura.

Aparelhos do tipo Self Contained

A evaporadora e a condensadora ficam em um único gabinete. Conseguem resfriar um andar inteiro.

Aparelhos do tipo Fancoil

Nesse caso, o equipamento utiliza água gelada para funcionar, dispensando o uso de fluídos refrigerantes.

Concluindo

Para se ter ideia do tamanho de um investimento em um shopping, ao se construir um de médio porte, seria necessário pelo menos R$ 15 milhões. Isso só no sistema de climatização! O gasto com a climatização é, em média, de 30% a 40% do gasto investido em um shopping.

E aí, o que você acha do gasto? Vale a pena? Deixe seu comentário.

Até a próxima!

Fontes

  • Blog Polo Ar
  • Blog Web Ar Condicionado

Autor: Rafael Lumertz.

© 2015. Climatização Lumertz.

Anúncios

Sobre o Autor: Rafael Lumertz

Gaúcho, Tricolor gremista, técnico e instalador de ar-condicionado na região de Porto Alegre. Venho de uma família de tradição com a área de climatização e refrigeração e, por isso, faço o que faço com muito amor e dedicação, inclusive meu blog. Aproveitem o conteúdo e boa leitura!

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s