Vista interna e externa de compressor. Fonte: wikipédia.
Vista interna e externa de compressor. (Imagem: Web Ar Condicionado/Reprodução)

No sistema de refrigeração e climatização o compressor é considerado o coração do sistema, fazendo com que o fluido refrigerante circule por todo o sistema. É responsável pela alteração da temperatura do ar, seja no aquecimento ou resfriamento de um ambiente fechado. Estes são classificados como mostraremos a seguir:

Classificação dos compressores

Compressor hermético: Usado somente em aparelhos de ar condicionado de baixa potência. O motor e o compressor ficam acoplados e selados em um invólucro metálico.

Compressor semi-hermético: É mais sofisticado do que o anterior e, assim como o hermético, também é acoplado e fechado por um invólucro metálico. A única diferença entre eles é que este é parafusado e não selado.

Compressor aberto: O motor é separado do compressor. Pode ser aberto e reparado no próprio local de funcionamento, pois temos acesso ao seu interior.

Tipos de compressores

Os compressores também podem ser categorizados conforme o tipo, como:

Alternativo: A compressão do gás é feita por um pistão que, quando comprime o gás em um movimento ascendente, abre uma válvula que deixa-o escapar a uma pressão praticamente constante. Após o término desse movimento, a válvula de exaustão se fecha e a de admissão abre. Por esse motivo é que são conhecidos como “movimento de entra e sai”. Esse tipo de compressor consome mais energia e tem o nível de ruído mais elevado, se comparado aos outros, além de ter uma vida útil menor. É usado em aparelhos de ar condicionado com potência máxima de 30.000 BTUs/h.

midia_manut_prevent_banner_307x307

Rotativo: A compressão é feita através de um rotor excêntrico que gira dentro de um cilindro, ou seja, possui um desnivelamento entre o rotor e o centro da carcaça. Pode ser de palheta simples ou dupla, formando duas ou mais câmaras de compressão. Esse tipo de compressor é o mais silencioso e econômico do mercado. É usado em aparelhos de ar condicionado de até 30.000 BTUs.

Scroll: Possui duas partes distintas e em formato espiral, onde uma permanece fixa enquanto a outra gira inversamente. Usado em aparelhos de ar condicionado a partir de 24.000 BTUs.

Exemplo de compressor scroll. Fonte: webarcondicionado.com.br.
Exemplo de compressor scroll. (Imagem: Web Ar Condicionado/Reprodução)

Parafuso: Possui dois eixos em formato de parafuso que são interligados e giram em direções opostas. São muito usados em refrigeração industrial.

Centrífugo: Possui um propulsor de alta velocidade com muitas pás, que gira em um alojamento com formato peculiar. Usado em aparelhos de ar condicionado de médio e grande porte, como por exemplo, os Chillers.

Exemplo de compressor axial. Fonte: wiki.
Exemplo de compressor axial. (Imagem: Wikipédia/Reprodução)

Vimos de forma bem resumida quais são os tipos de compressor. Veremos cada um desses itens de forma mais detalhada em outros artigos. Acompanhe conosco!

Fontes

  • pt.wikipedia.org/wiki/Compressor
  • embracorefrigerationclub.com/blog/destaque/2016/07/embraco-entra-em-novo-mercado-compressores-semi-hermeticos
  • ebah.com.br/content/ABAAABEkMAH/compressores?part=1
  • compair.pt/
  • webarcondicionado.com.br/tipos-de-compressores-utilizados-em-ar-condicionado

© 2015. Climatização Lumertz.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s