Vamos aprender nesse post como devemos fazer o recolhimento correto do gás da condensadora. Essa dica será útil somente se você trabalha com instalações de ar-condicionado.

O recolhimento do gás serve para remover o aparelho de sua base, quando já instalado e evitar que vaze. Para isso, vejamos abaixo um passo-a-passo para esse procedimento:

Primeiramente, é necessário que o compressor do ar-condicionado esteja ligado. Nunca colete o gás com o compressor desligado, pois não vai circular pela tubulação.

Solte as tampas de acesso à valvula. O tubo mais fino é o tubo de alta pressão, também chamado de tubo de escapamento. Sua função é enviar o gás para a evaporadora (parte interna). O outro tubo, mais grosso, é chamado de tubo de baixa pressão ou de sucção. Este faz o processo inverso, recolhendo o gás da evaporadora para a condensadora.

Sabendo desses dados, fica mais fácil entender o que devemos fazer a seguir. Agora, basta fechar com uma chave allen o tubo de alta pressão (mais fino) para que o gás apenas entre na condensadora, não saindo mais.

curso_inverter_banner

Se a tubulação for pequena, entre 1m e 2m, aguarde aproximadamente uns 10 segundos. Para tubulações maiores, aumente o tempo, pois o gás demorará mais tempo para percorrer o sistema de tubulação. Por exemplo, para 5m, aguarde uns 20 segundos.

Agora, não se esqueça de fechar o tubo de baixa pressão (mais grosso). Logo em seguida, desligue o aparelho, pois o seu equipamento não pode trabalhar sem gás, pois pode danificá-lo.

Neste momento, o gás está todo contido na condensadora. Então, você pode remover toda a tubulação do aparelho. Podem restar resíduos na tubulação, mas isso é normal. Por esse motivo, recomenda-se que você reponha o gás a cada 3 higienizações.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, acompanhe no vídeo a seguir o passo-a-passo:

Fontes

  • youtube.com/watch?v=vjmTOHVRO54
  • webarcondicionado.com.br/forum/threads/9504-vamos-falar-de-procedimentos-para-uma-correta-carga-de-gas-r22

© 2015. Climatização Lumertz.

Anúncios

25 comentários

    1. Bom dia

      Realmente no Post esquecemos da segunda etapa que é fechar a válvula da sucção, más isso não significa desqualificação. Apenas esquecemos desse detalhe muito importante e tem um vídeo no Post se tu tivesse olhado veria que foi falta de atenção!
      Att,

      Curtir

  1. Boa tarde! O que acontece se fechar o tubo grosso e depois o fino? O gás fica peso na tubulação? E vaza tudo quando tirado a conexão? o óleo que sai pela tubulação é normal?

    Curtir

  2. Olá amigo!
    Já fiz alguns recolhimentos de gás, mas uma vez fiz de uma forma incorreta, acabei esquecendo e desliguei o aparelho antes de feichar a linha de baixa, logo após fechei.
    Pode qualsar algum dano no equipamento ?
    Quais e qual a probabilidade ?
    Obrigado!

    Curtir

    1. Boa noite

      Na verdade a sucção recolhe o gás refrigerante para o compressor enquanto a válvula de alta está fechada e o aparelho ligado.
      O que pode ter acontecido, o que ficou na linha tu perde.
      O certo é o aparelho estar ligado enquanto faz o recolhimento….neste caso eu ligaria o aparelho de novo e deixaria o processo continuar.
      mas não se preocupe que não vai acontecer dano algum ao aparelho de ar condicionao.

      Att,

      Rafael Lumertz

      Curtir

  3. Bom dia! tenho um ar komeco evaporadora 12000 btus, condensadora 9500, a uns dias ele n funcionava correto entrava o compressor passava 7 minutos e saia, fiz uma limpeza pois o mesmo apresentou gotejamento, ficou ok, depois de uns dias ele tenta partir o compressor e n consegue, ele tenta partir e para 20 segundo repete tenta partir e para e assim por diante, ja troquei o capacitor por um novo o nada, o pode ser. obrigado a todos, desde já.

    Curtir

      1. Bom dia Rafael, ele n chega a partir ele dar um estalo e para, verifiquei a pressão desligado o compressor fica em 160. sou novo na área de refrigeração.

        Obg.

        Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s