Boa tarde, pessoal!

Será que tem diferença ar-condicionado de ar condicionado? Será que significa a mesma coisa? Alguma das formas está errada? Vamos descobrir juntos, então.

De acordo com os dicionários de língua portuguesa pesquisados, há controvérsias. Por isso, vamos deixar aqui a forma que achamos mais lógica e você poderá tirar as suas conclusões.

Um pouco de Língua Portuguesa

O português é um dos idiomas mais difíceis de se aprender no mundo, conforme pesquisas, ganhando até do japonês! É por que nós temos diversas formas de falar a mesma coisa, como o nosso caso, além de diversas conjugações para o mesmo verbo. Isso faz com que até nós, portugueses-natos, tenhamos algumas dúvidas sobre como falar corretamente.

Em alguns casos, até os dicionários se “confundem” e acabam se contradizendo. Então, cabe a nós filtrarmos as informações e tomarmos a decisão mais sensata.

Ar-condicionado ou ar condicionado? Eis a questão

escrever_bonecoVamos tomar por base os dois dicionários online mais conceituados da Língua Portuguesa, o Priberam e o Dicio.com. Conforme o primeiro, qualquer uma das formas significa a mesma coisa: ar-condicionado ou ar condicionado. Mas, utilizamos o resultado do segundo caso, que especifica melhor a diferença entre os dois termos:

Ar-condicionado

wpCurso2

Quando está com hífen, significa que é a forma abreviada de “aparelho de ar condicionado” e, por isso, se refere ao aparelho que resfria ambientes. Então, nesse caso, utilizamos ar-condicionado. Exemplos:

  • Estou passando calor! Preciso comprar um ar-condicionado urgentemente.
  • O ar-condicionado é responsável pela climatização do ambiente.
  • Estou querendo instalar o meu ar-condicionado.

Ar condicionado

Quando está sem o hífen, dizemos que ele se refere ao ar que está condicionado (ou climatizado). Nesse caso, pode ser usado somente quando estamos nos referindo ao ambiente condicionado. Só usamos esse termo para se referir ao aparelho se ele estiver na expressão “aparelho de ar condicionado”, pois vai se referir ao aparelho que mantém o ar condicionado. Veja os exemplos:

  • Esse sistema de ar condicionado não está funcionando corretamente!
  • ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento)
  • Vou comprar um aparelho de ar condicionado.

Então, percebeu a diferença? Pelo que pesquisamos em alguns fóruns, a conclusão é a mesma que a nossa. Então, mesmo que você veja alguma informação em dicionários, acredite, nem sempre a conclusão vai ser tão exata. É por isso que somos tão privilegiados em falar o idioma mais difícil da Terra.

Bônus sobre ar-condicionado

Para aumentar o seu conhecimento sobre a palavra ar-condicionado, seguem algumas informações:

  • Plural de ar-condicionado: ares-condicionados;
  • Separação de sílabas de ar-condicionado: ar-.con.di.ci.o.na.do (paroxítona com sílaba tônica em “na”);
  • Ar-condicionado: substantivo masculino.

Licença Creative Commons
Como devo escrever: ar-condicionado ou ar condicionado? de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://duvidas.dicio.com.br/ar-condicionado-ou-ar-condicionado/, abrava.com.br, webarcondicionado.com.br, priberam.pt, dicio.com.br, educacao.uol.com.br, duvidas.dicio.com.br, portuguesnarede.com.

Anúncios

3 comentários

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s