Essa resposta pode ser facilmente respondida: sem dúvidas, é o split. Isso se deve pelo simples fato de não possuir a condensadora e a evaporadora num mesmo compartimento, podendo distanciar a parte externa para reduzir ainda mais o ruído que pode ser emitido. Esse foi o principal motivo para que o split se popularizasse. O janela, além de antiquado, possui apenas um único volume, aonde ficam concentrados ventiladores, motores e turbinas que, ao serem acionados, tornam o ambiente menos silencioso inevitavelmente. Mas, para nos ajudar a reduzir o ruído, existe um projeto de Lei que está aguardando o parecer do relator para ser aprovada.

ruidoOuvido

Projeto de Lei 263/07

Esse projeto foi apresentado em 1º de março de 2007 por Pompeo de Matos (PDT/RS) e trata das diretrizes, critérios e limites na emissão de sons e ruídos de qualquer natureza.

Resumidamente, podemos dizer que a Lei trata de que todo aparelho deve respeitar a diretriz de produção limite de decibéis constante na NBR 10151 e que as penalidades para o não-cumprimento desta sejam de multa no valor de R$ 1.596,15 até o fechamento do estabelecimento e apreensão da fonte de ruídos.

É uma pena que o projeto, que foi criado em 2007,  até hoje, 8 anos depois, ainda não tenha sido aprovado.

Split deve ser silencioso

Desde que esteja com a manutenção e a limpeza em dia. Se o seu split apresentar um aumento de ruído perceptível, peça para um especialista verificar a causa do problema. Geralmente, três motivos podem acarretar em aumento de ruído na parte interna de seu split.

wpCurso2

Carcaça de plástico: as constantes alterações de temperatura do ambiente, para quente ou para frio, fazem com que o plástico que compõe a carcaça dilate ou se encolha, gerando assim alguns ruídos inevitáveis. Esses podem ser maiores se os filtros não estiverem devidamente limpos, pois com a sujeira, há uma redução na passagem de ar, fazendo com que aumente a pressão no aparelho.

Turbina: tem a importante função de fazer com que o ar do ambiente circule pela serpentina. A turbina está apoiada na carcaça de plástico e, produz ruído pelo motor que a impulsiona. Além disso, se as peças que a seguram estiverem desgastadas, ou a turbina esteja desbalanceada, ocasionada pela falta de limpeza, com certeza você enfrentará ruídos maiores.

Motor da turbina: por ser um motor, obviamente, é impossível que este seja silencioso. Além do mais, quanto maior for o tempo de uso, maior tende a ser o ruído que este produz.


Resumidamente, podemos dizer que o aumento do ruído é de sua inteira responsabilidade, pois depende apenas de você  a limpeza e a manutenção preventiva do aparelho.  Então, preserve o seu bem-estar e mantenha o seu ar-condicionado limpo e funcionando corretamente.

Licença Creative Commons
Qual aparelho de ar-condicionado é mais silencioso? de Esdras Nunes está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.webarcondicionado.com.br/qual-modelo-de-ar-condicionado-e-o-mais-silencioso.

Anúncios

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s