Boa tarde, pessoal! Para finalizar essa série de três posts sobre os gases utilizados no seu ar-condicionado, falaremos do gás R141b, que é utilizado na limpeza do seu aparelho.

Composição Química

Cilindro de Gás R141b, utilizado na limpeza do ar-condicionado.
Cilindro de Gás R141b, utilizado na limpeza do ar-condicionado.

Este gás é um haloalcano que é composto por C² H³ Cl² F (um átomo de Carbono, 3 de Hidrogênio, 2 de Cloro e 1 de Flúor) e também pode ser chamado de HCFC-141b.

O R141b não é inflamável, não possui cor, é líquido na temperatura ambiente, extremamente volátil e possui cheiro etéreo, ou seja, pode gerar desmaios devido ao seu cheiro forte.

É um gás utilizado na limpeza do seu aparelho graças às suas características. É utilizado porque remove muito facilmente os contaminantes com sua ação solvente. Ele penetra nas fendas e crostas até queimar o carvão que pode ser gerado pelo compressor. Não deixa resíduos após a limpeza.

Preço de Mercado

cifraoO Blog Climatização Lumertz pesquisou alguns sites de venda para verificar o preço de mercado e, com isso, concluímos que o preço pode variar entre R$ 35 e R$40 por litro. Geralmente é vendido em cilindros de 13,6Kg, mas não possui uma cor padrão para o cilindro.

A marca mais conhecida desse gás é a Dupont, líder em vendas nos EUA e no mundo no ramo da indústria química.Logotipo da DuPont

Até a próxima, pessoal!


Licença Creative Commons
Gás para Limpeza R141b de Esdras Nunes está licenciado por Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/1,1-Dichloro-1-fluoroethane.

Anúncios

Sobre o Autor: Esdras Nunes

Empreendedor Digital e Técnico em TI, Catarinense, Gremista, graduando em Sistemas de Informação pela Unisinos e residente em Porto Alegre. Mantenho no ar, desde 2009, o blog Rede LAN e, desde 2015, o blog Climatização Lumertz.

1 comentário

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s