Você se lembra do gás refrigerante R-22? Falamos dele no post anterior e, como você pôde perceber, ele sairá do mercado muito em breve devido a sua agressão à camada de ozônio. Por esse motivo, o gás R-410a está cada vez mais ganhando espaço. O gás R-410a é utilizado para refrigeração em sistemas de ar-condicionado, assim como o seu antecessor. É ecologicamente correto, pois não possui em sua composição o CFC (Clorofluorcarbono), que é nocivo à Camada de Ozônio.

Além de não ser nocivo ao meio-ambiente, possui tecnologia superior, pois é aplicado a aparelhos com o sistema inverter. Deve ser instalado somente em aparelhos com tubulações de cobre, por suportarem a pressão do gás, principalmente quando está aquecendo o ambiente.

Utiliza um manifold diferente do R-22. Manifolds serão vistos futuramente em outros posts. A cor definida como padrão internacionalmente para o cilindro é rosada, mas algumas vezes podemos encontrá-lo na cor verde, semelhante ao R-22.

r410cilindro
Cilindro de gás R-410a, na cor padrão.

Comparado com o gás R-22, possibilita uma economiza de até 60% na energia elétrica. Não é inflamável, ou seja, você não correrá riscos de propagação de fogo ou incêndios causados pelo aparelho de ar-condicionado.

Reforçando: Esse gás não pode ser utilizado com tubulações de alumínio, pois atua em uma pressão muito elevada, podendo causar furos e vazamentos. Por esse motivo, sempre utilize tubulações de cobre para inserir o gás R410A.

Até a próxima, pessoal!

Fonte

  • pt.wikipedia.org/wiki/R-410A

 

© 2015. Climatização Lumertz.

Anúncios

Sobre o Autor: Esdras Nunes

Empreendedor Digital e Técnico em TI, Catarinense, Gremista, graduando em Sistemas de Informação pela Unisinos e residente em Porto Alegre. Mantenho no ar, desde 2009, o blog Rede LAN e, desde 2015, o blog Climatização Lumertz.

3 comentários

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s