willisCarrier

Você já entrou em um cinema para assistir a um filme? Já passeou pelo shopping com a sua família? Já fez compras em um supermercado? Provavelmente, a sua resposta será positiva em todos os casos. Agora, imagine fazer isso tudo com um calor escaldante. Você conseguiria se concentrar no filme que está assistindo, escolheria o produto que vai comprar com paciência ou conseguiria tomar um sorvete antes que derretesse completamente? A resposta seria, com certeza, NÃO. São em momentos como esse que temos consciência da importância do ar condicionado em nossas vidas. O sistema de ar condicionado foi, sem dúvida, uma das invenções que mais revolucionou o mundo moderno.

O conceito de refrigeração do ar

O processo de refrigeração é um sistema muito antigo, pois temos registros desses sistemas desde a Roma Antiga. Durante essa época, utilizavam-se técnicas como circulação da água recolhida das chuvas através de dutos, que passavam por dentro das paredes, a fim de resfriar o ambiente. Durante a Pérsia Medieval, por exemplo, eram utilizadas torres de vento, conhecidas como badgirs, que resfriavam o ambiente durante os períodos de calor intenso. Ou seja, desde os primórdios da Civilização há uma necessidade humana de resfriar-se durante os períodos de calor. Obviamente, o conceito de condicionamento artificial de ar condicionado só foi possível no início do século XX.

O criador

inventorEm 26 de novembro de 1876, em New York, nascia o criador de uma das máquinas mais revolucionárias da época: o aparelho de ar-condicionado. Willis Haviland Carrier formou-se na Universidade de Cornell como engenheiro, em 1901. Foi o criador do umidificador de ar e do ar condicionado, em 1902. Ele foi responsável pela evolução de alguns setores da indústria, ajudando e muito no processo da Revolução Industrial.

Sua importância para a Indústria Gráfica

oldPaperDurante o verão nas indústrias gráficas, o papel para impressão absorvia a umidade do ambiente para suprir a falta que sofria pelas altas temperaturas. Com isso, o papel inchava de tal modo, que as impressões saíam borradas ou escuras. Para resolver isso, Willis Carrier foi convocado pela gráfica Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Company of Brooklyn a tentar solucionar o caso. Foi então que Willis Carrier criou os desenhos de seu projeto, que se tornariam o ar-condicionado que conhecemos.

Sua importância na Indústria Têxtil

cottonO algodão acondicionado nas indústrias, em altas temperaturas, gerava energia eletrostática que, quando se chocavam entre os chumaços, fazia com que os mesmos se avariassem, perdendo a qualidade da matéria-prima e dificultando a tecelagem. A solução seria um sistema que mantivesse o ar com certa umidade relativa do ar, criado por Carrier.

O sistema de Carrier nos dias de hoje

window-air-conditionerConcluindo, podemos dizer que o sistema que Willis Carrier criou há 113 anos atrás, com certeza transformou nossas vidas. Agora, podemos assistir àquele filme preferido, trabalhar confortavelmente e dormir um sono tranquilo. Obrigado, Willis Carrier, por tornar nossas vidas melhores.

willisCarrierWillis Haviland Carrier faleceu aos 73 anos de idade em New York, no dia 7 de outubro de 1950, ano em que as residências começaram a utilizar a sua invenção.

Climatização Lumertz

Quer utilizar o sistema de Willis Carrier? Então entre em contato conosco AGORA MESMO para que possamos fazer um orçamento. Aguardamos por você.

Fonte

  • Texto: Rafael Lumertz
  • Edição: Esdras Nunes

© 2015. Climatização Lumertz.

Anúncios

5 comentários

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s