split-hi-wall-air-conditionerSabe-se que, desde a sua criação, o aparelho de ar-condicionado tem sofrido modificações em suas tecnologias, desde o tamanho até as formas de operação e funcionamento.

Dentre uma dessas tecnologias, podemos citar o Sistema Inverter. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de ar-condicionado.

A grande diferença desse sistema para o comum é a forma como o compressor trabalha. Mas para você entender como o Sistema Inverter funciona, entenda como o sistema comum funciona.

Sistema comum

Ao ligar o aparelho, o compressor é acionado para que atinja a temperatura que você ajustou. Após atingir a temperatura ideal, o compressor é desligado e o seu ar-condicionado fica apenas ventilando.

A temperatura é medida constantemente pelo seu aparelho para detectar qualquer alteração na temperatura. Ao perceber que a temperatura do seu ambiente está subindo, é acionado o compressor novamente, em sua potência máxima para ajustar novamente a temperatura para a desejada.

curso_inverter_banner

Ao fazer isso, o compressor acaba gastando mais energia, pois quando é acionado à potência máxima, ocorre o que chamamos de pico de luz, que é aquela queda instantânea que ocorre na energia elétrica, notada principalmente pela diminuição da intensidade de sua lâmpada.

Sistema Inverter

No Sistema Inverter, o processo é totalmente diferente. Ao ligar o aparelho, o compressor é acionado à velocidade máxima, para que atinja rapidamente a temperatura desejada.

Após chegar na temperatura ideal, o compressor continua ligado, em rotação muito baixa, apenas para manter o ambiente resfriado. Caso a temperatura sofra alguma alteração, o compressor aumenta gradativamente a sua rotação, até atingir a potência máxima.

Isso significa uma economia muito maior na sua conta de luz, pois o que mais gasta energia elétrica num ar-condicionado é o arranque do compressor. Então, além de economizar na conta de luz no final do mês, você ainda mantém a vida-útil do seu aparelho muito maior, pois evita o seu desgaste.

É ou não é mais vantajoso ter um aparelho com Sistema Inverter? Acompanhe, na imagem abaixo, o comparativo entre os aparelhos com sistema Inverter (em verde) e sem o sistema (azul).

Perceba na imagem que o Ar-condicionado Inverter mantém a temperatura constante, enquanto que o sistema comum oscila consideravelmente.
Perceba na imagem que o Ar-condicionado Inverter mantém a temperatura constante, enquanto que o sistema comum oscila consideravelmente.

Todavia, essa tecnologia tem um custo mais elevado e, por enquanto, só pode ser encontrada nos aparelhos do tipo Split. Mas, com certeza, o valor adicional que é pago por essa tecnologia é recompensada no final das contas, se considerarmos a economia que estes aparelhos apresentam.

Fonte

  • Texto: Rafael Lumertz
  • Edição: Esdras Nunes

© 2015. Climatização Lumertz.

Anúncios

6 comentários

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s