Sabe-se que, desde a sua criação, o aparelho de ar-condicionado tem sofrido modificações em suas tecnologias, desde o tamanho até as formas de operação e funcionamento.
Dentre uma dessas tecnologias, podemos citar o Sistema Inverter. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de ar-condicionado.
A grande diferença desse sistema para o comum é a forma como o compressor trabalha. Mas para você entender como o Sistema Inverter funciona, entenda como o sistema comum funciona.
Sistema comum
Ao ligar o aparelho, o compressor é acionado para que atinja a temperatura que você ajustou. Após atingir a temperatura ideal, o compressor é desligado e o seu ar-condicionado fica apenas ventilando.
A temperatura é medida constantemente pelo seu aparelho para detectar qualquer alteração na temperatura. Ao perceber que a temperatura do seu ambiente está subindo, é acionado o compressor novamente, em sua potência máxima para ajustar novamente a temperatura para a desejada.
Ao fazer isso, o compressor acaba gastando mais energia, pois quando é acionado à potência máxima, ocorre o que chamamos de pico de luz, que é aquela queda instantânea que ocorre na energia elétrica, notada principalmente pela diminuição da intensidade de sua lâmpada.
Sistema Inverter
No Sistema Inverter, o processo é totalmente diferente. Ao ligar o aparelho, o compressor é acionado à velocidade máxima, para que atinja rapidamente a temperatura desejada.
Após chegar na temperatura ideal, o compressor continua ligado, em rotação muito baixa, apenas para manter o ambiente resfriado. Caso a temperatura sofra alguma alteração, o compressor aumenta gradativamente a sua rotação, até atingir a potência máxima.
Isso significa uma economia muito maior na sua conta de luz, pois o que mais gasta energia elétrica num ar-condicionado é o arranque do compressor. Então, além de economizar na conta de luz no final do mês, você ainda mantém a vida-útil do seu aparelho muito maior, pois evita o seu desgaste.
É ou não é mais vantajoso ter um aparelho com Sistema Inverter? Acompanhe, na imagem abaixo, o comparativo entre os aparelhos com sistema Inverter (em verde) e sem o sistema (azul).

Todavia, essa tecnologia tem um custo mais elevado e, por enquanto, só pode ser encontrada nos aparelhos do tipo Split. Mas, com certeza, o valor adicional que é pago por essa tecnologia é recompensada no final das contas, se considerarmos a economia que estes aparelhos apresentam.
Fonte
- Texto: Rafael Lumertz
- Edição: Esdras Nunes
© 2015. Climatização Lumertz.
Muito bem explicado!
Agora já sabemos a diferença é qual comprar, pois precisamos levar conta também o fator da economia.
CurtirCurtir
Com certeza, e precisando de alguma ajuda teremos o maior prazer em poder ajudar na escolha!
CurtirCurtir
muito bom o meu é inverter tó muito contente valeu pela dica show
CurtirCurtir