normaAssim como todas as ocupações existentes, a instalação de ar-condicionado deve seguir um padrão de qualidade previamente definido. Esse padrão é definido na norma técnica da ABNT NBR 16401. Essa norma é utilizada para instalação de sistemas de ar-condicionado centrais ou unitários.

Esta, deve ser aplicada à instalação de sistemas novos ou reformas de sistemas existentes, não tendo efeito retroativo. Isso quer dizer que, se você possui um sistema de ar-condicionado antigo e que está funcionando, não precisa ajustá-lo para se adequar a norma, mesmo que este não esteja dentro dos parâmetros estipulados da norma.

A norma NBR 16401 entrou em vigor em 2008 e não restringe o uso de outras tecnologias, desde que sejam comprovadas como eficientes, seguras e que mantenham o ar interior saudável.

Essa norma se divide em três partes:

  1. Projeto das instalações;
  2. Parâmetros de Conforto Térmico;
  3. Qualidade do ar interior.

Vejamos, brevemente, o que cada parte dessa norma especifica.

1. Projeto das instalações

Define e especifica todas as etapas da instalação do ar-condicionado, desde o cálculo de potência necessária até a finalização da instalação.

2. Parâmetros de Conforto Térmico

Define todos os parâmetros para que o ambiente climatizado possua uma sensação térmica de satisfação de, pelo menos, 80% dos usuários do sistema.

3. Qualidade do ar interior

Além de conter toda a especificação de instalação do sistema, de definir a satisfação do uso do mesmo, a norma também define que o sistema deve propiciar um ar interno com qualidade, com níveis mínimos de filtragem e renovação do ar, como já dissemos anteriormente em outro post.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a norma? Acesse a norma completa, parte 1, parte 2 e parte 3.

Não se esqueça! Se você quer que o seu ar-condicionado seja instalado corretamente, atendendo às normas, instale com um profissional. Contrate-nos e livre-se das incomodações.


Licença Creative Commons
O que diz a norma NBR 16401? de Rafael Lumertz está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios

1 comentário

  1. Realmente entregar um ar condicionado na mão de qualquer um sem referencia é perigoso concerteza ai em porto alegre a lumertz faz um serviço de qualidade sempre é bom o cliente ter em mãos cnpj da empresa é résponsavel técnico nada de amadores que aproveitam a onda do verão para sair pendurando máquinas é melhor você cliente pagar um pouco mais e ter qualidade e garantia do que você pagar menos é depois colher o prejuizo fica na mão pelo picareta que não lhe ofereçe garantia fica a dica atenciosamente Guilherme pereira coordenador técnico TOP LINE

    Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s