O ar-condicionado é um aparelho que tem uma função já muito conhecida: manter a temperatura ideal do ambiente. Mas será que somente isso é suficiente? Como o ar-condicionado é responsável pelo ar que circula dentro de um ambiente, também deve ser responsável por renovar esse ar. A troca do ar consiste em expelir o ar do ambiente climatizado, rico em Gás Carbônico (CO2), por um “novo ar”, que é retirado do ambiente externo, rico em Oxigênio (O2).

Para que a renovação do ar seja feita, é necessário que o aparelho de ar-condicionado mantenha um compartimento aberto comunicando-se com o ambiente externo. Esta função deve ser ativada por você. Isso mesmo! A função de renovação do ar, além de não ser encontrada em todos os aparelhos, deve ser ativada, seja pelo controle remoto no caso dos splits ou pelo botão no caso dos janeleiros.

Para que você se sinta sempre bem, é necessário um aparelho com a renovação do ar.
Para que você se sinta sempre bem, é necessário um aparelho com a renovação do ar.

virusConforme a ABRAVA, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, uma pessoa passa cerca de 85% de seu dia em ambientes fechados, além de respirar 8.500 litros de ar durante esse período. Geralmente, essas pessoas não sabem distinguir se estão respirando um ar saudável ou não. Quando o ar não está sendo renovado, podemos sentir tontura, dor de cabeça ou sensação de cansaço. Além disso, aumentam as chances de propagação de doenças transmissíveis pelo ar, como gripe, tuberculose, coqueluche, meningite, entre outros, devido ao aumento de bactérias e fungos no ambiente.

Um ambiente climatizado não deve ficar com as janelas e portas abertas por causa disso. Apenas o aparelho de ar-condicionado, devidamente ajustado e limpo, consegue realizar essa renovação do ar. Por isso, você deve fazer a manutenção e a limpeza de seu aparelho regularmente, evitando assim a sua exposição a um ambiente mal climatizado.

Se você já possui um ar-condicionado, verifique se ele possui a opção de renovação do ar. Caso o seu aparelho não possua essa opção, você deve fazer isso manualmente, abrindo as portas e janelas do ambiente dentro de certos intervalos, conforme a quantidade de pessoas e o tamanho do ambiente. Obviamente, estamos falando de um ambiente residencial, pois se você estiver em um ambiente de trabalho, provavelmente não terá como fazer esse procedimento. Nesses casos, para um ambiente saudável deve-se trocar o aparelho por outro com a função de renovação do ar.

O ar renovado evita a transmissão de doenças transmissíveis pelo ar.
O ar renovado evita a transmissão de doenças transmissíveis pelo ar.

Seja qual for o seu ambiente, comercial ou residencial, estaremos dispostos a lhe ajudar, instalando o seu aparelho ou fazendo a limpeza do mesmo.

Se você possui qualquer dúvida sobre o seu ar-condicionado, entre em contato conosco. Tiramos todas as suas dúvidas e, caso seja necessário, vamos até a sua casa. Nossos orçamentos são gratuitos, incluindo a visita. Atendemos Porto Alegre e Região Metropolitana em qualquer dia da semana, inclusive durante o Carnaval.

Fonte

  • Texto: Rafael Lumertz
  • Edição: Esdras Nunes

© 2015. Climatização Lumertz.

Anúncios

3 comentários

  1. Boa tarde!
    Se o aparelho ar condicionado não apresenta tecla de renovação de ar, significa que ele faz a renovação sempre?
    No meu caso o vento de tempestade faz ruído Como um uivo, passando dentro do aparelho independente do seu uso estar acontecendo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa noite

      Na verdade se não tem a opção de renovação, ou nenhum botão para isso, não faz. Não são todos que tem essa opção.
      E o barulho pode ser pelo fato de o vento da tempestade entrar através do ar de janela, já que não é fechado.

      Curtir

Deixe seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s